"". Life of Cherry: Lições que aprendi com o meu filme favorito da infância: Mulan !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.8.16

Lições que aprendi com o meu filme favorito da infância: Mulan


(Este post contém SPOILERS. Se não viram o filme, não leiam o post!)

Quando era criança, tive muitos filmes que adorei, como a Cinderela, a Branca de Neve e a coleção de filmes da Barbie ( alguém aqui também tinha essa coleção?), mas o filme que foi, para mim, o meu favorito de todos, foi "Mulan". E porquê este filme? Porque, na minha opinião, foi aquele filme que se destacou de todos os outros da Disney na altura, por ter uma protagonista feminina que não precisava de ser salva, muito pelo contrário, salvou uma nação. Agora já se fazem mais filmes assim, mas é de realçar que, na altura em que eu era criança ( por volta 2003, 2004, 2005....), quase todos os filmes era sobre raparigas que precisavam de um homem para as salvar. E " Mulan" foi dos primeiros a contradizer esta ideia.

Portanto, hoje decidi partilhar com vocês a lições que aprendi com filme preferido da minha infância.


1. Protege a tua família: Nos primeiros minutos do filme, o pai da Mulan é recrutado para ir para a guerra, quando é claramente visível que ele já não tem condições para tal. Mulan rouba a espada dele, mascara-se de homem, e vai no lugar dele para a guerra. Foi uma uma prova de amor para o seu pai, porque tudo o que ela queria era protegê-lo e evitar que ele morresse.

2. Nunca subestimes as pessoas que encontram o seu caminho tarde: Infelizmente, as pessoas ainda têm a ideia de que, se não atingirmos o sucesso até uma certa idade, seremos falhados toda a vida. A Mulan ensinou-nos que isso não é verdade. Ela não se enquadrava, de todo, no estilo de esposa e dona de casa, e toda a população dizia que ela nunca iria triunfar na vida, mas ela acabou por ter sucesso da maneira que ninguém esperava, que foi a lutar e defender uma nação.

3. As maiores lições de vida são aprendidas em tempos difíceis: Ninguém gosta de passar por fases difíceis e duras, mas a verdade é que é nessas alturas que aprendemos as lições mais valiosas.

4. Sê fiel a ti mesmo/a: No filme, a sociedade determina que todas as mulheres têm que ser boas donas de casa, ter boas maneiras e, basicamente, serem boas esposas. Se uma mulher não correspondesse a estes requisitos, nunca seria bem sucedida. Mulan não correspondia a nenhum destes requisitos, nem queria e, apesar da oposição de toda a gente, ela foi fiel até mesma até ao fim. Isto é uma grande lição para todos nós que, atualmente, também nos sentimos pressionados pelos padrões rígidos da sociedade.

5. Às vezes, tudo o que nós podemos ter é fé: Quando atravessamos fases em que tudo é incerto, por vezes a única coisa que podemos ter é fé, e acreditar que tudo vai acabar por dar certo.

6. Nunca desistas: Se há lição que este nos filme dá é esta, sem dúvida! Por muito difícil que seja, nunca devemos desistir daquilo que queremos e, eventualmente, vamos acabar por ser bem sucedidos.

7. Deixa que os teus desafios te motivem: Sabem aquelas pessoas que dizem que nunca conseguirás nada na vida? Em vez de deixares que essas palavras te deitem a baixo, faz delas uma inspiração para te motivar ainda mais a atingir os teus objetivos.


Já viram este filme? Quais foram as lições que aprenderam com este?


16 comentários:

  1. Ola Linda:) Adorei:)
    Bjs
    Novo:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/dear-lovelies-today-i-would-like-to.html#disqus_thread

    ResponderEliminar
  2. Primeiro que tudo, quem não tem uma coleção de filmes da Barbie?! Eu tenho 21 filmes, contei no outro dia. Em segundo, tão bom este post! Este filme é realmente uma lição de persistência e amor aos nossos familiares como não há.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tive tantos, na verdade só tinha 4 da colecção xD.
      Mesmo, é por isso que a foto tanto este filme.

      Eliminar
  3. Vi esse filme quando tinha 4 anos, acho que ainda agora o vejo pelo menos uma vez por ano com os meus primos mais novos e continuo a adorar, passa - nos uma mensagem muito bonita.

    Quando era pequena gostava tanto desse filme que comprei um fato da Mulan e obriguei toda a gente a chamar - me Mulan durante algum tempo (depois acabei por perceber que estava bem como Smithy e não precisava de me chamar Mulan para ser uma pequena heroina).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda o vi no outro dia, continuo a adorar.
      A sério? Que engraçado :). Eventualmente sim, acabámos por perceber que podemos ser nós mesmos e ser fortes na mesma.

      Eliminar
  4. O filme da Mulan é fantástico, embora o meu favorito da Disney do mesmo género seja "Brave". Gostei do post :)
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito desse, mas como já não é propriamente da minha infância ( já o vi em adulta), o outro tem outro sabor, daí ser o meu favorito.

      Eliminar
  5. Sei que vi o filme quando era mais pequenita mas a verdade é que já não me lembro de grande coisa portanto tenho mesmo de o voltar a rever pois gosto imenso deste tipo de filmes!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei esse filme, mas até agora ainda só tinha tirado do filme os pontos 1,2,4,6 e 7; mas pensado no filme acho que realmente os outros pontos fazem todo o sentido.
    Beijinhos,
    www.semmediidas@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Também é o meu filme favorito! :D adoro a Mulan e todos os ensinamentos que mencionaste, acho que é mesmo o filme que mais nos ensina. kiss^^
    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com imensa vontade de ver "Mulan"! *0*
    De todos, este também sempre foi o meu favorito! Tal como dizes, é uma animação que quebrou com todas as ideias que as outras nos apresentavam, e é impressionante a forma como "Mulan" reflete uma ideia que todos deveriam ter na cabeça: as mulheres não servem apenas para donas de casa. Nós também somos fortes, temos direitos e merecemos ser felizes como nos apetecer!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já existem filmes assim mas, na altura, foi mesmo dos primeiros a quebrar todas esses ideias, e é por isso que eu o adoro :).

      Eliminar