!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Erros que bloggers com experiência cometem


A blogosfera está cheia de dicas para novos bloggers, para quem quer começar um blog, e cheia de posts sobre os erros que novos bloggers cometem, mas pouco se fala sobre os erros que os bloggers que já estão aqui há alguns anos e que já têm experiência comentem. Por isso, decidi falar sobre isso hoje.

Já estou há quase  dois anos na blogosfera e, embora não considere que já seja uma blogger com grande experiência e que estou aqui há muito tempo, estou há tempo suficiente para já ter alguma experiência e para saber do que estou a falar. Certamente que bloggers que estão aqui há mais anos do que eu escreveriam este post de maneira diferente, mas este é o meu ponto de vista.


1. Pensar que o crescimento do blog vai ser sempre exponencial: No início, todos os bloggers "falam para o boneco" mas, passado algum tempo, os seguidores começam a aparecer. Os primeiros meses de existência do blog vão passando, e cada vez temos mais leitores. A maioria dos bloggers, perante esta situação, tende a pensar que a partir do momento em que alcançam esta fase, vai ser sempre assim, continuam a escrever o mesmo de sempre, e os seguidores vão aumentar sempre. Infelizmente, não é assim. É verdade, seguidores novos trazem mais seguidores, quer seja por sugestão do blog entre amigos, quer seja por sugestão no Twitter, ou por aparecer nos recomendados do Bloglovin. Não basta chegar aos 500 seguidores, e parar de se esforçarem com os posts. Se não aumentarem ou pelos menos manterem a consistência e a qualidade dos posts, os vossos seguidores vão diminuir.

2. Não continuar a comentar outros blog: No início do blog, todos nós tivemos que comentar blogs por meia blogosfera para nos darmos a conhecer e ao nosso blog, bem como para nos envolvermos com a comunidade. No entanto, não podem chegar a uma fase dita " estável" do vosso blog e pensar " agora que tenho um número considerável de seguidores já não vou comentar nada, isso é para os novos, eu tenho uma imagem profissional a manter, e agora os seguidores têm que vir ter comigo". Além de as pessoas poderem esquecer que vocês existem por mal andarem pela blogosfera, é mesmo mau comentarem outros blogs com a única finalidade de se divulgarem. Mesmo que não precisem de divulgar o vosso blog(?), é importante comentar outros, para que os bloggers que vocês gostam sintam que têm feedback.

3. Não experimentar novas coisas: Lá porque certos tipos de posts estejam a ter sucesso entre os vossos leitores, não quer dizer que tenham que fazer sempre esses mesmos posts até à exaustão. De certo que têm uma maneira de escrever e organizar os posts que é a vossa imagem de marca, mas estar sempre a fazer o mesmo não vos irá levar muito longe, muito pelo contrário, poderão perder seguidores. Por isso, o meu conselho é que de vez em quando escrevam posts diferentes, façam algo diferente, para continuar a cativar os vossos seguidores. Não estou a dizer para largarem os posts que se tornaram na vossa imagem de marca, só estou a dizer para experimentarem novas coisas de vez em quando. Faço muitos posts com dicas e em listas, mas de vez em quando, gosto de arriscar e fazer algo diferente, e falar sobre moda ou temas sobre atualidade, por exemplo.

4. Esquecerem-se do motivo pelo qual começaram o blog: Todos os bloggers já passaram por fases más, em que parece que não temos inspiração nem vontade de escrever nada, e nessas alturas é muito fácil esquecermo-nos do que nos levou a começar um blog. E assim que muitos desistem e deixam para trás aquele que poderia ter sido um blog genial. Quando se sentirem desmotivados, lembrem-se da razão pela qual começaram o vosso blog, escrevam essa razão em frente à secretária onde escrevem e publicam posts, escrevam uma lista com prós e contras sobre a blogosfera e sobre se vale mesmo a pena continuar, ... Se nada disto resultar, considerem fazer uma pausa no blog, uma espécie de férias da blogosfera, como vou falar a seguir.

5. Não tirar "férias" da blogosfera: Mesmo que o vosso blog seja um hobbie,  é importante tirar férias do vosso blog. Se estão aqui há algum tempo, já devem ter percebido que nem tudo é um mar de rosas, e que manter um blog pode assemelhar-se muito a um emprego, porque têm de estar constantemente a escrever posts e a editá-los, procurar imagens, responder a comentários e e-mails, atualizar o layout,...(obviamente que não é tão cansativo como um emprego de médico ou de professor, mas vocês perceberam a comparação) .Tal como um emprego, pode ser mesmo esgotante, e se tiram férias do vosso emprego, porque não tiram tambbém férias da blogosfera? Se andam desmotivados e pouco inspirados, isso pode ser "uma lufada de ar fresco" para vocês. Desliguem o computador, desliguem-se das redes sociais, saiam, apanhem ar puro, façam compras, estejam com os amigos,... Façam tudo o que quiserem. Vão ver que vão voltar com muita mais inspiração, e o vosso blog e seguidores agradecem. Não façam é pausas de 6 meses do blog. Façam 1 ou 2 semanas, um mês no máximo ( e um mês já é puxado, aí já se arriscam a perder seguidores). Já fiz um post sobre este assunto aqui. Há um ano atrás, tirei férias do blog, e fez-me mesmo bem. Descansei, mudei o layout do blog e voltei como nova! Este ano, estou a considerar tirar umas férias do blog outra vez ( afinal, tenho escrito nele sem parar há mais de um ano), mas estou com tantas ideias de posts e tanta vontade de escrever que não posso desperdiçar. Talvez as tire no final das minhas férias de verão, e mesmo assim será com posts agendados, para isto não ficar parado.


E vocês? Quais são os erros que acham que os bloggers com experiência cometem?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

20 comentários:

  1. Gosto deste tipo de posts, são sempre bons para aconselhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também gosto de fazer este tipo de posts, e gosto de os ler noutros blogs.

      Eliminar
  2. Continuar a comentar outros blogs é sem dúvida um erro super cometido! E acho que perdem um bocadinho o respeito dos leitores quando o fazem. Não custa nada responder, seja onde for. As pessoas merecem carinho de volta! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa mesmo nada. Concordo contigo :).

      Eliminar
  3. Eu concordo com o teu post.
    Ainda não tenho este blogue há um ano mas tenho tentado seguir estes teus conselhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que te ajudo nisso :).

      Eliminar
  4. Acho que destes todos o erro que a maioria comete é deixar de comentar outros blogs... Eu confesso que não respondo sempre aos comentários e que só comento os blogs que gosto minimamente mas tentos sempre responder... É uma forma de agradecimento por terem passado pelo nosso blog e também de nos dar a conhecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou como tu, eu só comento aqueles blogs que gosto, mas respondo sempre a todos os comentários que me deixam aqui :).

      Eliminar
  5. Apesar de não me considerar uma "blogger com experiência", há alturas em que o primeiro erro me ataca. Se há um dia em que ganho cinco seguidores (por exemplo) fico a achar que vai ser sempre assim quando, na verdade, depois passo semanas para ganhar outros cinco. Quanto às restantes, felizmente ainda não interferiram no meu trabalho por aqui. :)

    Gostava de te pedir se podias deixar de me seguir e seguir novamente. Devido à mudança de url os meus posts não estão a aparecer no feed dos meus seguidores... Desculpa e obrigado. *
    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro erro foi algo que também já me afetou muito.
      Obrigada por avisares :), bem me parecia que os teus posts não me estavam a aparecer no feed .

      Eliminar
    2. Pois, parece que agora ninguém está a ver os meus posts por causa disso. Calculei que acontecesse mas está a ser "pior" do que imaginava. Obrigado eu :) beijinhos.

      Eliminar
    3. Espero que esse problema se resolva depressa :).

      Eliminar
  6. Este tipo de post que escreves é óptimo! Eu considero essencial continuar a comentar os blogues dos nossos seguidores e reinventarmo-nos. Para mim experimentar novos tipos de posts é sempre uma alegria e sei que, muitas das vezes, os meus seguidores prefeririam outro tipo. Mas, como eu gosto de dizer (sem parecer arrogante, NADA DISSO), my blog, my rules!

    Marli, do My Own Anatomy ☀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      É isso mesmo, o blog é nosso e nós temos que nos agradar primeiro, e só depois tentar agradar os nossos leitores :).

      Eliminar
  7. Felizmente, penso eu, ainda não cometi nenhum desses erros!! Mas acho bastante mau quando as pessoas deixam de comentar os outros blogues por julgarem as coisas que tu mesma mencionaste; ou mesmo quando se esquecem das razões pelas quais criaram um blogue... Penso que, assim que o fazem, toda esta dinâmica de escrever perde a graça!
    Que publicação tão boa, Cherry! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  8. Numa altura em que voltei à blogosfera, é bom ler umas dicas e conselhos de quem tem mais experiência! Foi ótimo reencontrar o teu blog, noutra plataforma, mas com a mesma essência.
    Continuação de bom trabalho.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não via o teu blog há muito tempo, fico feliz por voltares :).
      Obrigada :).

      Eliminar
    2. É natural, por motivos de saúde acabei por ter o blog parado mais de um ano e meio,tal como explico num post... Obrigado pela simpatia ;)

      Eliminar