"". Life of Cherry: Como aproveitar o verão da melhor maneira !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.7.16

Como aproveitar o verão da melhor maneira


O verão (finalmente!) chegou, e com ele vieram os dias de calor e tempo livre, e foram embora as responsabilidades.

Para todos os estudantes, esta é a nossa altura favorita do ano. Três meses de pura diversão, sem estudos, trabalhos de grupo, frequências ou aulas aborrecidas. Pela primeira vez em muito tempo, as 24 horas podem ser dedicadas inteiramente a nós, se for essa a nossa vontade.

Mas a dúvida que assombra a cabeça de muitas pessoas é como aproveitar as "férias grandes". Por muito bom que seja passar algumas tardes em casa, de pijama a ver a nossa série favorita, certamente não queremos passar o verão todo a fazer a mesma coisa.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, o verão também exige planeamento e organização. Claro que não devemos tentar criar rotinas ( porque em rotinas estivemos nós o ano todo), mas também não devemos andar por aí sem planos, porque arriscamo-nos a chegar ao final das férias sem ter feito metade daquilo que queríamos. É preciso encontrar um equilíbrio entre a ausência de rotinas e a criação de planos.

Posto isto, hoje decidi dar-vos algumas sugestões daquilo que podem fazer este verão. Não, não precisam de sair de casa todos os dias nem gastar rios de dinheiro para aproveitar o verão da melhor forma ( mas se tiverem condições para isso, força!). As únicas coisas que necessitam é boa disposição, alegria e vontade de quebrar a rotina diária.


1. Passa algum tempo com a família e amigos: A primeira coisa que todos nós desejamos fazer nas férias é passar algum tempo com a família e os amigos. Depois de semanas e semanas a fio presos ao trabalho, de certeza que agora tens muita conversa para pôr em dia com os teus familiares e amigos. Marca um cafézinho com eles, uma ida ao cinema, ou mesmo um jantar na tua casa. Conversem muito, riam e aproveitem todos os momentos em que estão juntos.

2. Sê um turista na tua própria cidade: Algo que tenho reparado é que conheço mais de outras cidades, como Lisboa e Porto, do que a minha própria cidade. Como sempre vivi aqui, nunca vi Braga com os olhos de uma turista, por isso talvez seja por isto que conheço menos esta, ao contrário daquilo que seria de esperar. Portanto, os meus planos para este verão é explorar a cidade como se fosse uma turista, ir aos museus, ver os monumentos... Se tal como eu, tens a sensação de que não conheces suficientemente bem a tua cidade, está na altura de pegar na mochila e numa câmara fotográfica e explorá-la!

3. Faz uma maratona de filmes: Ao longo do ano, certamente que existiram muitos filmes que querias ver mas não tinhas tempo, portanto foste acumulando-os numa lista que não parava de crescer. Agora que estás de férias está na altura de veres todos esses filmes! Reserva uma tarde para cinema, pega numa taça cheia de pipocas, põe-te confortável no sofá, e que a sessão comece! Se não tiveres Netflix, aconselho-te este site, que é muito bom e tem uma grande variedade de filmes.

4. Cria um álbum de fotografias: Este é outro dos meus planos para este verão. Com o passar dos anos, de certeza que já acumulaste muitas memórias das tuas férias e, muito provavelmente, muitas fotos desses momentos. Infelizmente, a maior parte dessas fotos estão em formato digital e podes correr o risco de as perder um dia, caso o teu computador ou o teu disco rígido ganhe vírus. Para evitar isso, imprime algumas dessas fotografias e cria um álbum. Além de evitares perdê-las, ficam mais ao teu alcance do que se tivessem no computador,  para poderes recordar esses momentos quando quiseres.

5. Joga jogos de tabuleiro: Quem disse que os jogos de tabuleiro são só para crianças? Os jogos de tabuleiro são divertidos para todas as idades, e são uma ótima maneira de te divertires com os teus familiares ou os amigos. Joga clássicos como  Monopólio, Pictionary ou Scrabble, o que mais gostares. São ótimos para um serão de muito convívio e competição saudável.

6. Acampa ( no teu próprio jardim!): Se tiveres possibilidades para isso, podes ir para um parque de campismo. Mas se não for esse o caso, podes sempre acampar no jardim. Exatamente, leste bem! Podes acampar no jardim da tua própria casa. Monta a tua tenda, assa uns marshmallows e leva um saco-cama para dormires na tua tenda. Se quiseres levar a coisa mais à séria, não vás a casa à casa de banho( faz as necessidades à primitivo/a) e faz todas as tuas refeições fora. Eu e os meus primos já acampamos no jardim quando éramos mais novos, só que não comemos nem dormimos na tenda. Mas gostava de repetir a experiência, desta vez mais a sério.

7. Aprende algo novo: Lá por teres largado os livros e o estudo, não quer dizer que não possas aprender algo novo este verão. Pode ser qualquer coisa, como aprender a nadar, aprender uma nova língua ou mesmo aprender crochet. Eu nestas férias planeio aprender a cozinhar.

8. Ver o nascer ou pôr do sol: Não há nada mais bonito do que ver o nascer ou pôr do sol, e acho que é uma coisa que todos nós deveríamos fazer mais frequentemente. É uma coisa tão simples, no entanto tão bonita! Vê onde o sol nasce/põe-se na tua região e vai para lá, levando contigo as pessoas que mais gostas. Senta-te com elas, bebe uma bebida fresca e agarra no teu telemóvel para registar o momento ( ou, se quiseres aproveitar melhor o momento, nem toques nele). Eu pessoalmente prefiro ver o pôr do sol, porque para ver o nascer do sol tinha de acordar muito cedo e ninguém da minha família me daria boleia, porque são uns dorminhocos, hehehe.

9. Escreve num diário: Eu sempre que posso gosto de registar os meus sentimentos e detalhes da minha vida num diário ( eu escrevo sempre num documento Word e ponho-lhe uma palavra-passe). Acho que um diário é das melhores maneiras de documentar a nossa vida ( um blog também o é, embora desempenhe uma função diferente), e é também uma ótima forma de auto-conhecimento e de organizarmos as ideias. Por isso, aproveita o teu tempo livre para escreveres num diário e registares todos os momentos que vives na tuas férias. Quem sabe se este hábito não pegará e ficará para o resto do ano.

10. Sê espontâneo/a: Apesar de ser muito bom planeares o teu verão e de o encheres com algumas destas atividades que referi, é sempre bom deixares também algum espaço para surpresas e para o imprevisto. Se tens uma tarde sem planos, por exemplo, liga a um amigo e combinem para irem tomar um café. Se está uma brisa agradável na tua zona, pega na bicicleta e vai dar uma volta. Por muito bom que sejam os teus planos, os momentos imprevistos têm sempre um sabor mais agradável, por serem surpresa!

E vocês? Quais são os planos que têm para este verão?

23 comentários:

  1. eu acho que a maratona de filmes/séries sou pro hahahaha!
    Por acaso pretendo aprender algo novo como referiste no post.
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  2. 11. Ler o teu blog nos bocadinhos livres :)

    ResponderEliminar
  3. adorei as ideias! por acaso muitas delas já estavam na minha lista para este verão xD adorei especialmente a do diário, já tenho um há anos mas quase nunca escrevo porque tenho preguiça, essa ideia de criar um documento word com palavra passe nunca me ocorreu, vou definitivamente fazer isso!
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um diário, mas não escrevo todos os dias nele, por falta de tempo e vontade, prefiro escrever no blog. Só escrevo no diário quando tenho vontade :).

      Eliminar
  4. adorei as ideias
    acho que o verão, tal como tu disseste, deve ter as duas coisas: planeamento e organização e espontaneadade. É preciso organizar as saidas, as idas a piscina ou os jantares em casa com os amigos mas também nao faz mal nenhum sermos levadas pela "corrente" por assim dizer :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Sim, acho que são as duas coisas bastante importantes em tempo de férias, planeamento e espontaneadade.

      Eliminar
  5. Gostei bastante das ideias, vou ver se faço alguma delas. :)

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que ótimas dias! Eu passo a vida a fazer álbuns de fotografias, e é sempre no verão que tiro mais :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Nem de propósito, hoje fui passear com a minha irmã, porque estávamos ambas a querer andar um pouco, espontaneamente, e acabámos por parar na fnac a imprimir algumas fotos que eu acumulei numa pastinha, pois tive ontem a ideia de fazer um álbum com memórias minhas. Agora, chego aqui e deparo-me com todas estas sugestões. Acho que me encaixo nalgumas. Bom verão para ti Cherry.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adivinhei mesmo o que fizeste com este post xD. Já fizeste três itens nesta lista :).
      Igualmente :).

      Eliminar
  8. Eu quero fazer imensas coisas! Desde colocar os filmes e livros em dia, conhecer e devorar novas séries, sair por aí, quero também experimentar novas receitas, escrever imenso, combinar saídas com os amigos... É tanta coisa que nem dá para enumerar (contando, também, com os itens da tua lista ;]).

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  9. Ótimas sugestões! Este Verão, o que mais quero é fazer a primeira coisa da tua lista, até porque vou rever família e amigos que não vejo há muito tempo e as saudades são muitas. Quero passear bastante e aproveitar as últimas férias enquanto grávida (tirar muitas fotos da barriguinha). Também pretendo ler bastante, já que na universidade o tempo que tenho para isso é muito pouco. E, claro, ir à praia! Nem acredito que fiquei longe de praia durante quase dois anos.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Parecem-me ser ótimos planos. Eu também já estou longe da praia há dois anos, o ano passado mal lhe pus os pés e não me parece que este ano vá ter muita sorte.

      Eliminar
  10. Nunca me ocorreu acampar no meu jardim! Acho que todas as outras dicas já costumo fazer, mas essa vai ser nova :p

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |

    ResponderEliminar
  11. Sugestões muitos boas... sabes que seria muito bom que seguissem as tuas dicas. Digo seguissem e não seguisse-mos porque o meu tempo de poder fazer a maioria já passou. Agora a maioria do tempo dedico-o a fazer os meus pequenos felizes. No entanto há sugestões tuas que ainda sigo e que não abdico mesmo...

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se têm filhos para se cuidar é mais complicado, é verdade, mas pode-se sempre arranjar um tempinho livre para isto :)

      Eliminar
  12. Tudo o que disseste é muito bom, mas as férias são grandes e existem ainda outras coisas que muita gente não se lembra de fazer, mas que podem ajudar no futuro. Para quem ainda está a estudar, o verão também é uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos e criar uma rede de contactos. Trabalhar em tempo parcial, por exemplo, ou fazer um estágio de curta duração, são boas opções. Ou até mesmo fazer voluntariado, em Portugal ou no estrangeiro. Existem vários programas desses. Eu fiz isso e aprendi imenso com essas experiências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo que se deve fazer isso, são experiências muito enriquecedoras , que podem nos ajudar a evoluir a nível pessoal e profissional. Infelizmente, não está ao alcance de todos, devido a razões monetárias e não só. No meu caso, os meus pais não me permitem fazer voluntariado, e além disso tenho que ajudar os meus avós que estão mais debilitados agora.
      Tendo em conta isto, fiz um post com sugestões simples, de modo a que a maior parte das pessoas as conseguissem realizar :).

      Eliminar