"". Life of Cherry: Coisas que todos os blogs devem ter !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.7.16

Coisas que todos os blogs devem ter


Hoje em dia, a blogosfera é tão extensa e abrangente, e cada é blog é diferente à sua maneira, mas existem coisas que todos os blogs têm em comum. Para quem nunca teve um blog e deseja agora criar um, ou mesmo os bloggers que já estão há muito tempo neste meio,  por vezes é um pouco avassalador a quantidade de coisas que tem que ter em consideração ,e é um pouco difícil saber aquilo que se deve incluir e o que deve ficar de fora.

Portanto, hoje decidi partilhar com vocês as coisas que, na minha opinião, todos os blogs deveriam ter.


1. Contactos: Quer seja para empresas/marcas te contactarem, outros bloggers ou apenas os teus leitores, é muito importante deixares no teu blog contactos ( como o teu e-mail) bem visíveis, de forma a que seja mais fácil contactarem.

2. Caixa de pesquisa: Este ponto é mais para teu benefício do que propriamente para as outras pessoas, embora também possa ser muito útil para os teus leitores. Quando já se mantêm um blog há alguns anos, começa a ser um bocado difícil recordarmo-nos de todos os posts que escrevemos, e a certa altura começamos a ficar na dúvida se já escrevemos ou não determinado post. Já vos aconteceu terem uma ideia brilhante para um post, mas logo a seguir serem invadidos pela sensação que já escreveram esse mesmo post? Pois, a mim já me aconteceu isso, e é aqui que a caixa de pesquisa entra! Cada vez que tenho dúvida se já escrevi determinado post ou não, coloco as palavras-chave do mesmo na caixa de pesquisa e voilá, vejo se já escrevi mesmo ou não. A caixa de pesquisa também é muito útil para os teus leitores que vêm à procura de uma informação específica, como " maquilhagem" ou de um post antigo que sabem que tu escreveste.

3. Um arquivo completo: A primeira coisa que eu faço quando descubro blogs novos é ver o arquivo e ler os posts antigos desse blog. Quando gosto muito de um blog adoro lê-lo de trás para a frente, como se fosse um livro. Se há coisa que odeio em alguns blogs é não disponibilizaram o arquivo completo. Às vezes, parece que têm vergonha dos posts antigos que escreveram! Na minha opinião, todos os posts fazem parte da história de um blog, e como tal, eu gosto de lê-los para ficar a conhecer mais do mesmo e do próprio/a blogger. Por isso, disponibilizem sempre o arquivo completo.

4. Uma página "sobre mim": Quando leio um blog, também gosto muito de conhecer quem é a pessoa que está do outro lado, como se chama, de onde é, a sua história de vida... Portanto, acho mesmo importante todos os blogs terem uma página assim, mesmo aqueles que são anónimos ( por falar nisso, tenho que atualizar a página "sobre mim" do meu blog).

5. Um botão para seguir o blog: Se há coisa que mais me irrita na blogosfera ( a seguir à falsidade e às "publicidades enganosas" obviamente) é adorar um blog, e na hora de querer segui-lo não encontrar um botão para o efeito. A sério, o botão de seguir um blog já vem com este quando o criam no Blogger, porque raio é que o vão tirar? Isso é como uma pessoa vir visitar a nossa casa e nós dizermo-lhes que não queremos que ela volte mais! Quando me deparo com este tipo de situações, eu costumo pôr o blog nos favoritos, mas sei que há maior parte das pessoas não se dá a esse trabalho, o que faz com que muitos bons blogs percam seguidores.



E vocês? Quais são as coisas que acham que todos os blogs devem ter?

24 comentários:

  1. Concordo com tudo, especialmente, com a parte do contato. Por vezes, queremos enviar uma mensagem em particular à pessoa e não temos como.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceram situações dessas, é mesmo chato :(.

      Eliminar
  2. Concordo com tudo em especial ao arquivo. sinto muita falta quando bloggers retiram esse item do blog!
    Bjus

    ResponderEliminar
  3. O que já reparei é que existe alguns blogs sem o botão para o seguir e não gosto nada disso, pois às vezes quero seguir e não posso... e depois fica perdido.
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  4. concordo com tudo! especialmente o botão de seguir! :)
    beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tirando o arquivo, concordo com tudo aquilo que dizes! E infelizmente não tenho nem o sobre mim, nem o botão de pesquisa. Mas isso vai mudar, quando reformular o blogue este ano!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  6. Não o 2 e o 4 e acho que não são imprescindíveis. Se colocasse a caixa de pesquisa seria para os leitores (eu posso perfeitamente fazer essa pesquisa na lista de mensagens do Painel (?)) e apesar de toda a gente defender o "Sobre Mim" acho que, por agora, é algo que não faz sentido uma vez que quero que as pessoas vão descobrindo isso através do que vou publicando. No futuro, se o crescimento do blogue justificar, criarei essa página - não coloco de parte, obviamente - mas por agora os três tópicos (nome, idade e cidade) e a minha fotografia na barra lateral parecem-me suficientes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me lembrei de fazer a pesquisa nesse sítio, mas ainda assim vou manter a caixa de pesquisa para os leitores :).
      Eu gosto muito de ler os " sobre mim" dos blogs, e adorava ler um teu, mas são pontos de vista, e não é por isso que o teu blog vai deixar de ser espetacular.

      Eliminar
  7. Olá querida
    Concordo com a tua lista de indispensáveis num blog. Confesso que no meu falta uma coisa, que um dia irá sair... um dia... o sobre mim.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderEliminar
  8. Concordo! De tudo, só me falta o arquivo, mas porque ainda não encontrei uma forma atrativa de o colocar. Em breve, espero. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Estou totalmente de acordo contigo, lembro-me que no inicio e ainda hoje quero adicionar determinadas 'aplicações' e não consigo mas ando sempre a tentar descobrir e aprender novas formas de fazer com que o blog fique mais completo!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. O meu passou com sucesso pois tem isso tudo :) ora espreita lá ihih
    Beiinhos, Andreia e helena
    www.keepingupwiththesister.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Gostei do post e um dos pontos que eu acho que é o mais importante é o cinco!!

    https://mariana-a-desorientada.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Sim, sem dúvida é dos mais importantes, fico bastante frustrada quando os blogs não o têm!

      Eliminar
  12. Quero colocar um formulário de contacto, mas ainda não o fiz. Está nos planos, sem dúvida. Pessoalmente, nunca sentir necessidade dos pontos 2 e 3. Mesmo quando os blogues os têm, nunca utilizo. Já o ponto 4 acho interessante, mas não precisa de ser necessariamente um "sobre mim", pode ser só "sobre o blog", ou seja, qual o objectivo do blogue e o que levou a pessoa a criá-lo. Gosto sempre de saber qual a motivação por trás dos textos :) O ponto 5 é facilmente ultrapassável. É possível adicionar o blogue directamente na lista de leitura do Blogger, por exemplo. Eu uso o Feedly, que basicamente agrega tudo o que me interessa ler, por isso nem dou pela falta do botão para seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu utilizo muito os pontos 2 e 3, gosto que de conhecer bem os blogspot que adoro :).
      Sim, um "sobre o blog" já é interessante, se bem que eu acho uma mais valia se tiverem mesmo o "sobre mim".

      Eliminar
  13. Uma outra coisa que me lembrei entretanto é a data do post. De tempos a tempos, faço uma limpeza aos blogues que sigo e não sei se a última mensagem foi escrita no dia anterior ou há seis meses, por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrei dessa e é muito importante. Odeio quando encontro blogs e não sei se estão ativos ou não, porque os posts não tem data, tanto podem ter sido escritos ontem ou há seis meses, como dizes.

      Eliminar