"". Life of Cherry: Coisas que deves fazer para a manutenção do teu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

21.7.16

Coisas que deves fazer para a manutenção do teu blog


À semelhança de um carro ou de uma casa, o nosso blog também precisa de manutenção e inspeções periódicas de vez em quando, para garantir o bom funcionamento do mesmo. Isso pode significar as tradicionais mudanças de layouts e design de um blog, mas também significa muitas outras coisas, que podem passar despercebidas a alguns bloggers.


1. Atualiza fotos mais antigas : Se és tu quem tiras as fotos para o teu blog, certamente as tuas capacidades em fotografia foram evoluindo ao longo do tempo, bem como a qualidade da tua câmara fotográfica, por isso é normal que as tuas fotos mais antigas tenham uma menor qualidade, ou estejam mais desfocadas, pelo que é necessário substituí-las. Mesmo quando usas stock photos, estas podem já não refletir o estilo do teu blog, pelo que deves mudá-las. Há relativamente pouco tempo, atualizei as fotos dos meus posts de reviews de filmes e livros, porque estas eram enormes de mais em comparação com as de outros posts, e eu queria que todas  tivessem um tamanho uniforme.

2. Verifica todos os links: Verifica se todos os links do teu blog ainda funcionam. Isso inclui os links que pões nos posts, os links das redes sociais, das parcerias,... Há várias razões que podem levar  a quem um link já não funcione como, por exemplo, o site que referiste num post já não existir ou ter mudado de endereço. Por isso, é mesmo importante que os verifiques todos, caso contrário os teus seguidores ficarão frustrados ao perceber que os links em que clicaram não funcionam, além de prejudicar a posição do teu blog nos motores de pesquisa.

3. Elimina posts antigos que já não refletem o estilo do teu blog: Este ponto gera alguma polémica. Há quem defenda que devemos fazê-lo, porque muitas vezes os posts mais antigos já não correspondem ao estilo atual do nosso blog, e há quem defenda que não devemos fazê-lo, porque todos os posts fazem parte da história do blog, e mostram a evolução do mesmo. Eu sou defensora da segunda opinião, mas coloquei este ponto aqui porque há quem goste de fazer isto. De certa maneira, eu vou ser obrigada a fazê-lo, porque estou a pensar em pôr os posts do blog que tinha no Sapo para este, porque o blog é o mesmo, portanto não faz sentido ter dois endereços. Como devem calcular, eu escrevi mais de 100 posts no blog do Sapo, pelo que é quase impossível eu pô-los todos aqui ( tenho que o escrever manualmente, porque senão desformata), portanto vou ter que eliminar alguns. (Já agora, se alguém tiver uma sugestão melhor para fazer isto, que me diga).

4. Atualiza a tua página " sobre mim": Certamente que já não és a mesma pessoa que eras há 5 anos atrás, por isso para quê manter a tua página " sobre mim" de há 5 anos atrás? Faz uma atualização da parte " sobre mim" do teu blog, nem que sejam só pequenas alterações, como mudar a idade na página, escrever a faculdade onde estudas agora, escrever o sítio onde vives agora... Podes, obviamente, escolher escrever tudo do zero ( eu quero reescrever a minha página).

5. Reescrever posts antigos com novas informações: Há uns tempos atrás eu reescrevi este post sobre apps para bloggers, fazendo um novo post, porque entretanto tinha descoberto novas aplicações que queria partilhar com os meus leitores. Podem optar também por reescrever a nova informação no próprio post que já tinhas escrito como, por exemplo, no caso de ser uma review de um restaurante e terem descoberto nova informação sobre o mesmo.

E vocês? O que fazem para a manutenção do vosso blog?

23 comentários:

  1. Eu as vezes atualizo ou melhoro post antigos para os manter mais atuais, de resto acho que não faço mais nada do que referiste haha.
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  2. Como tu, não faço o ponto 3, o blogue cresce e evolui connosco. Porém, gostei das dicas e lembrei-me que já estou para mudar o meu Sobre mim há muito tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eh também já estou para o mudar já muito tempo.

      Eliminar
  3. Se queres que te diga não costumo fazer este tipo de manutenção, mas acho pertinente e bem útil teres partilhado connosco. Não faço por uma questão de preguiça, mas devia! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também me dá preguiça, acontece a todos xD.

      Eliminar
  4. Por acaso nunca tinha pensado em atualizar fotos/ apagar posts antigos. Apesar de, por exemplo no instagram, estar constantemente a apagar fotos e afins, acho que no blog isso não faz tanto sentido porque reflete o nosso caminho e o quanto nós evoluímos.

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No instagram também não me faz muito sentido a mim, eu não faço isso, gosto de guardar todas as fotos porque representam o meu percurso e os meus momentos.

      Eliminar
  5. Apesar de só ter começado o meu blog há relativamente pouco tempo, costumo verificar várias vezes os posts mais antigos e modificá-los de forma a ficarem mais coerentes com a atualidade. Por um lado, penso que isso é uma ótima ideia mas, por vezes, deixo ficar exatamente da forma original pois penso que é giro voltar atrás e ver a evolução desde o inicio até agora. Beijinho!

    wallvce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço o que referi no post, mas não altero os posts ( a não ser fotos e links), porque gosto de ver a minha evolução.

      Eliminar
  6. Estou a precisar de fazer isso ao meu. Não tenho o pc arranjado.

    ResponderEliminar
  7. Gostei do post, mas não concordo com o ponto três porque acho que até os posts que já não combinem com o "estilo" do nosso blogue são importantes. Afinal de contas, todos eles fizeram com que o nosso canto crescesse de alguma forma. Beijinhos

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Então rapariga xD, eu disse no post que não concordava muito com o ponto três, mas só o pus porque há quem goste de o fazer.

      Eliminar
  8. Estou sempre, sempre, sempre a ir ver posts antigos e a pensar "De certeza que fui eu que escrevi isto?" ahaha
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Tenho a sorte de ter material fotográfico de qualidade. (:
    Espero que o meu cantinho comece a reflectir cada vez mais as fotografias de minha autoria. Acho que isso dá personalidade ao blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirar as nossas próprias fotos dá mais personalidade ao blog, é verdade :). Infelizmente, eu só não faço isso porque não tenho recursos para tal.

      Eliminar
    2. Não precisa de ser uma câmara toda xpto. (:

      Eliminar
    3. O problema mesmo é que a minha já é da idade da pedra , tem 10 anos quase xD. Vou ver se arranjo uma melhor.

      Eliminar
  10. Ui, eu não faço nada disso! Ahahah
    R: Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  11. Boas dicas que nem sempre fazemos! Principalmente por falta de tempo, falo por mim!
    Já te estou a seguir :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu vou aproveitar agora o verão para autualizar umas coisinhas.

      Eliminar
  12. Boas dicas! Reescrever posts até deve ser engraçado para ver como as coisas e opiniões evoluem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, é engraçado também ver a maneira como a nossa escrita evolui.

      Eliminar