!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

terça-feira, 7 de junho de 2016

Coisas supostamente desnecessárias a que deves tirar fotos


Quando apareceram, pela primeira vez, as câmaras fotográficas, tínhamos que ser bastante ponderados às coisas a que tirávamos fotos e onde. Afinal, revelar fotos há uns 20 anos atrás era bastante caro, portanto não nos podíamos dar ao luxo de tirar selfies em qualquer sítio como fazemos agora ( além disso, a palavra nem existia há 20 anos atrás, no tempo dos meus pais pedia-se a outra pessoa para tirar a foto). Mas agora que quase toda a gente possui um smartphone com câmara fotográfica, tirar fotografias está ao alcance de qualquer um numa questão de segundos.

A maior parte de vocês tira selfies, fotos do look do dia, fotos da comida que comem e dos passeios que fazem, mas já pararam para pensar que a câmara do vosso telemóvel pode ter mais utilidades além dessas? Já pensaram que podem usar a vossa câmara fotográfica para manterem uma vida mais organizada e mais feliz?

Pois é exatamente isso que eu vos vou mostrar hoje. Vou mostrar-vos como podem usar a vossa câmara fotográfica não só para documentar a vossa vida, mas também para organizá-la e ajudar a relembrar-vos de coisas muito importantes para o vosso dia-a-dia.


1. O que o professor escreveu no quadro: Se são estudantes do Secundário ou da Universidade provavelmente já fizeram isto, e se não o fizeram, claramente andam a gerir o vosso tempo mal. Sabem quando o professor acaba de escrever as coisas no quadro e a campainha que determina o fim da aula toca? Ficam o intervalo todo a passar o que o professor escreveu na aula? Claro que não, pegam no vosso telemóvel e tiram uma foto. Simples. Chegam a casa, pegam no telemóvel e passam tudo para um caderno.

2. O teu novo ( e , por vezes, terrível) penteado: As raparigas têm muito o hábito de publicar no Instagram quando têm um novo corte de cabelo que adoram. Mas e quando o odeiam? Aí, normalmente, nem uma foto há desse terrível acidente de beleza. Quando fores ao cabeleireiro, quer gostes ou não do teu novo corte de cabelo, leva uma amiga e pede-lhe para tirar uma foto de todos os ângulos do teu cabelo. Assim, quando voltares lá da próxima vez, já podes pedir ao teu cabeleireiro o mesmo penteado ou, caso não tenhas gostado dele, dizer porque não resultou.

3. Dos cabos do computador/televisão: Embora cada vez mais estejamos a caminhar para um tempo que já quase nada precisa de cabos e é tudo wireless, ainda temos muitos aparelhos eletrónicos que têm 127282938 cabos  com entradas diferentes. Normalmente, encarregamos o homem da casa para tratar de ligar tudo, mas o que é que acontece quando ele não estiver e precisarmos de fazer uma limpeza na casa, que implique desligar esses cabos? Um bom truque que eu tenho usado quando limpo a casa, é tirar uma foto de como os cabos estavam ligados e ao quê, para quando acabar de limpar tudo saber como eles se ligam outra vez.

4. Mobília antes de a desarrumares: Quando,por algum motivo, precisares de desviar os móveis e todos os objetos em geral do sítio, tira uma foto antes de o fazeres para saberes o sítio certo das coisas antes de as teres desarrumado.

5. O lugar onde deixaste o carro num parque: Quando eu e os meus pais íamos a um centro comercial, a parte que mais nos preocupava era o lugar onde tínhamos deixado o carro. Umas vezes, íamos embora sem ver sequer a letra do "corredor" e o número do lugar onde deixamos, outras vezes pediam-me para eu decorar e eu esquecia... Escusado será dizer quando chegava a altura de ir embora perdíamos meia hora a procurar o sítio onde o tínhamos deixado. Até que um dia eu tive a brilhante ideia de começar a tirar foto ao sítio onde tínhamos deixado o carro ( incluindo o número e a letra desse sítio) e, desde essa altura, nunca mais nos aconteceu tamanha tragédia. Agora devem estar a dizer " mas porque é que não apontas simplesmente o número num papel?". Pessoas inteligentes fazem isso, mas pessoas ainda mais inteligentes tiram foto. Demoram menos tempo a tirar a foto do que a apontar no papel, duh.

6. Uma foto mesmo nítida das tuas chaves: Caso te esqueças da tua chave de casa dentro dela ( claramente a minha mãe. Se um dia leres isto, mãe, não estava a gozar contigo, adoro-te na mesma) , podes sempre pedir que te façam uma cópia dessa chave a partir dessa foto.

7. Uma foto do teu Cartão de Cidadão, sempre guardada no álbum do teu telemóvel: No caso de te roubarem o teu telemóvel. Na maior parte das vezes, a pessoa que encontrar o teu telemóvel vai ficar com ele, mas caso encontres uma boa pessoa, essa pessoa irá ver os dados e arranjar uma maneira de fazer chegar o teu telemóvel até ti.

(EDIT 21h43: Ok, eu não sei muito bem onde tinha a cabeça quando sugeri os últimos dois. Embora fossem mesmo vantajosos, o perigo que acarretariam caso o telemóvel fosse parar às mãos erradas não compensaria.)

Gostaram das dicas? Costumam tirar fotos por organização?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

18 comentários:

  1. Não fotografo nenhuma das coisas que mencionaste e, sinceramente, acho um perigo fotografar os dois últimos exemplos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pensando melhor os últimos dois são mesmo um perigo nas mãos erradas, mas os outros podem ser muito vantajosos.

      Eliminar
  2. What?! Fotos do cc e das chaves de casa. Que ma sugestão. É um perigo. Se isso é memo verdade ora entao nem nunca mais tiro a chave da mala em público porque al vu em pode fotografar a minha chave, seguir-me ate casa e passado uns dias ir la roubar me tudo.
    Que perigo...

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, eu na altura que escrevi este post tive esta, pensei eu, genial ideia, e não me lembrei que se o telemóvel fosse roubado poderia acontecer isso. Que distração a minha! Eu na altura a pensar " porque é que ainda ninguém se lembrou disto?" e agora percebo porquê xD.

      Eliminar
  3. Tive um colega meu no curso de vendas que tirava fotos ao quadro e por vezes filmava as aulas. A desculpa dele? Tinha preguiça de passar tudo para o caderno.
    E concordo também pelo facto de ser um perigo fotografar as duas últimas coisas, pois as chaves se alguém roubar o nosso telefone, pode sempre fazer uma cópia da chave que está fotografada e adeus casa. O CC a mesma coisa, penso eu.
    Beijos
    http://amacadamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por vezes gravo as aulas não por preguiça, mas porque os professores falam muito depressa e não consigo apanhar tudo. Quanto ao passar do quadro, gosto sempre de tirar foto, porque assim estou atenta à explicação do professor em vez de estar ocupada a passar.

      Eliminar
  4. O ponto 1 e 5 são indispensáveis para mim !
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Penso muitas vezes em fotografar o quadro mas não o faço por preguiça. Na minha mente genial dá menos trabalho escrever tudo, dá para acreditar? xD quanto à do parque de estacionamento, nunca me lembrei de tal coisa mas é mesmo boa ideia!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim dá-me muito menos trabalhar fotografar xD. Mas cada um tem o seu método :).

      Eliminar
  6. Sem dúvida coisas muito importantes :)

    ResponderEliminar
  7. Boas ideias, nunca me tinham passado pela cabeça algumas delas.
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muito boas ideias! Realmente fotografias de coisas tão desnecessárias, mas tão necessárias ao mesmo tempo :)
    Um enorme beijinho,
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu sou péssima para tirar fotos... Quando viajo tiro milhentas fotos de tudo e mais alguma coisa mas, tirando nessa situação, não tenho paciência para andar a fotografar tudo o que mexe e mais o que não mexe =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo tirar fotos em viagens, nestas situações que referi no post e para o blog. Gostava de aprender a tirar fotos melhores, porque seria bastante útil para o meu blog :).

      Eliminar
  10. Eu confesso-me culpada... sou uma preguiçosa para tirar fotos. Nunca tinha tirado tanta foto como desde que tenho o blog...
    Não vou criticar. O grau de importância depende da importância que cada coisa tem para cada pessoa, mas concordo que é mesmo melhor o cc e a chave ficarem longe das fotos do telemóvel ;)

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    http://magianaspalavrasbypaula.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também constatei isso, tiro mais fotos desde que tenho o blog :).
      Sim, é melhor xD

      Eliminar
  11. Embora perceba que seja mais rápido tirar fotografia ao que o professor escreveu no quadro, eu sempre preferi passar à mão. Porque o facto de escrever ajudava-me a memorizar, e depois passava menos tempo a rever a matéria. Mas somos todos diferentes, e há coisas que resultam melhor para uns do que para outros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também mermorizo muito a escrever, mas aproveito sempre para poupar tempo nas aulas e depois, ao passar e fazer resumos em casa, lá vou memorizando :).

      Eliminar