"". Life of Cherry: As desculpas que inventamos para comprar coisas que não precisamos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.4.16

As desculpas que inventamos para comprar coisas que não precisamos


Eu costumo dizer que fazer compras é a melhor terapia que existe, é muito melhor que ir ao psicólogo. Eu adoro fazer compras, adoro a sensação de ter coisas novas e até adoro a própria busca do produto certo. Quem diz que o dinheiro não traz felicidade não sabe como gastá-lo!

Mas  fazer compras é quase uma arte, é preciso saber fazer compras inteligentes, é sabermos ver se estamos a comprar coisas que realmente precisamos ou se estamos apenas a ser impulsivos/as. Por vezes, estamos mais a fazer a 2º opção. E para não ficarmos com aquele "peso" na consciência , inventamos frequentemente estas desculpas.



1. Está em promoção: Quantas vezes já compramos aqueles cereais que só nos vão engordar e que nem sabem muito bem, só porque estava em promoção no Pingo Doce? ( agora lembrei-me desta publicidade, ri-me tanto quando a vi pela primeira vez). As promoções são , muitas vezes, uma maneira que de fazer com que compremos coisas que não precisamos, só porque estão mais baratas. Estudem bem as promoções e comprem só aquilo que vocês usam mesmo.

2. Vou precisar disto no futuro: " Ai, vou comprar estes saltos altos que vão ficar giros no vestido que vou usar quando a minha irmã se casar daqui a cinco anos" ( e depois esta acaba com o namorado antes muahhh). Isto é uma desculpa que nós usamos quando queremos comprar uma coisa que sabemos que não precisamos, e então inventamos um contexto em que poderíamos usá-lo, só para podermos fazer a compra em questão de consciência tranquila. Claro que há certas compras como papel higiénico e comida que têm de ser feitas a pensar no futuro, mas geralmente é um futuro a curto prazo, mas generalizando o meu conselho é que compres coisas que tens a certeza vais usar no presente.

3. Posso sempre devolvê-la: Muitas mulheres adoram fazer isto. Compram uma camisola gira só porque a podem devolvê-la, chegam a casa e percebem que não têm nada que combine com a mesma ou que não precisam dela , e voltam à loja para devolvê-la. Chegam à loja e vêm outra coisa gira, e isto torna-se num ciclo viciante.

4. Isto vai ajudar-me a ser mais parecido/a com ( inserir o nome aqui): Tu vês um filme, lês uma revista ou vês uma novela , e de repente vês uma pessoa "perfeita" que queres imitar. E isso implica, obviamente, comprar as mesmas roupas que essa pessoa usa, comprar a maquilhagem que usa caso se trate duma mulher e até, em casos mais extremos, gastar dinheiro no cabeleireiro para ter o mesmo penteado. Confesso que a única vez em que fiz isto foi quando a novela "Floribella" ( aos anos que isto foi!) era muito famosa e eu comprei o look inteiro que a Luciana Abreu usava na novela ( perdoem-me, aquilo na altura foi a loucura , e todas as crianças andavam assim na escola). Agora, olhando para trás, apetecia-me ir ter com o meu "eu" de 8 anos e espancá-lo até à morte, porque não faz sentido nenhum comprar roupa para imitar pessoas.

5. Eu mereço isto depois do que passei hoje ou por causa de x problema: Eu já usei esta desculpa tantas vezes. Um teste correu mal? Compro chocolate. Tenho uma apresentação para fazer? Compro um colar para me sentir mais confiante. Não me orgulho de dizer isto, mas eu já a usei mesmo tantas vezes. Felizmente, a situação agora está um pouco mais controlada, mas ainda assim às vezes não resisto. Claro que às vezes merecemos comprar um miminho depois de uma semana cansativa ou para festajarmos um sucesso nosso, mas não podemos fazer isto de cada vez que nos sentimos frustrados ou precisamos num boost na confiança. Vamos tentar fazer isto com moderação, pode ser?

6. Queremos impressionar outra pessoa: "Ai, a  filha da mãe da minha colega tem uma mala melhor que a minha? Então eu vou comprar uma ainda melhor." Apesar de estarmos a passar por tempos difíceis, as pessoas gostam de ser muito consumistas, e a sociedade parece achar que isso é uma virtude. Chamam-lhe ambição, mas eu chamo a isto consumismo. Não faz sentido comprar coisas só por competição, só para impressionar os nossos colegas da escola/trabalho ou o nosso chefe. A não ser que tenham que impressionar a vossa futura sogra ( nesse caso, estão perdoados), não façam isto.

7. É edição limitada: Isto é uma estratégia que as empresas têm para aumentar as vendas exponencialmente num  curto período de tempo. Em alguns casos, acontece que afinal o produto em questão não é nada edição limitada, porque 6 meses depois, lá está ele outra vez à venda.


Quais são as desculpas que vocês usam para fazer compras? Vá, podem ser sinceros, eu não conto a ninguém, fica entre nós.

16 comentários:

  1. Adoreiiiii! Sou tão eu e essa da edição limitada é a que mais me conquista!!

    ResponderEliminar
  2. Confesso: para mim, fazer compras não é terapia, é tortura. Nunca gostei, e continuo a ter um ódio secreto por compras. Só há duas coisas que gosto de comprar: artigos de papelaria (sim, cadernos, blocos e bloquinhos, canetas, borrachas...) e tecnologia. Mas só compro depois de ter pesquisado muito bem, para encontrar o melhor produto ao melhor preço :)

    De qualquer das formas, são sem dúvida desculpas que já ouvi de outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Eu adoro fazer compras. Bem, mas cada um tem os seus gostos, para uma tia minha fazer compras também é uma tortura.
      Eu adoro compras artigos de papelaria, sou mesmo apaixonada por esses artigos :). O regresso às aulas é sempre uma época que eu adoro, por causa de poder comprar cadernos, canetas,etc.

      Eliminar
  3. Bem verdade!! Sempre as mesmas desculpas hahaha
    Beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Amo fazer compras, mas ultimamente penso duas vezes antes de comprar, meu marido está sem emprego e estoueconomizando em tudo!
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nessas situações é complicado. Boa sorte para vocês os dois e que o teu marido encontre emprego depressa.

      Eliminar
  5. com este post reparei que nao sou muito compulsiva a fazer compras... nunca dei nenhuma dessas desculpas, compro porque gosto e controlo-me bastante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu admito que sou um pouco compulsiva por vezes... Mas consigo controlar-me a maior parte das vezes.

      Eliminar
  6. O "está em promoção" é mesmo a que me faz ceder com maior frequência. De resto costumo ser bastante ponderada :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  7. Só não me identifico com o "posso devolver depois" porque trocas é sempre algo que evito. De resto... na mouche (infelizmente)!

    Beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  8. Penso o mesmo, quem diz que os bens materiais não trazem felicidade ainda não teve o prazer de gastá-lo naquilo que gosta mesmo. No meu caso, também é roupa. Mas não uso desculpas, se gosto e posso compro. Nunca me arrependo :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu roupa normalmente nunca me arrependo de comprar, penso sempre no que tenho em casa antes de comprar alguma peça.

      Eliminar
  9. Adorei, confesso que já usei algumas dessas desculpas para comprar alguma coisa, vá usei todas ahah.
    Gostei do blog e já estou a seguir.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Para tudo se arranja uma justificação...mas que sabe bem fazer umas comprinhas, lá isso sabe.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar