"". Life of Cherry: Filme: Mockingjay part 2 ( 2015) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.3.16

Filme: Mockingjay part 2 ( 2015)




Apesar de amar de coração esta trilogia, não vi este filme até hoje, não vi o último filme até há uns dias atrás. Eu sei, shame on me, mas a vida universitária é difícil e, na altura em que saiu o filme, eu estava a entrar em época de frequências.

Como sempre, este post não contém spoilers , a não ser que não tenham visto os 3 filmes anteriores ( nesse caso, não leiam o post, duh, por razões óbvias). Além de fazer uma review do último filme , também vou falar em geral do que mais gostei e do que menos gostei nesta saga.


Sinopse


Com a nação numa guerra de grande escala, Katniss confronta o Presidente Snow, numa batalha final. Unida a um grupo de amigos mais próximos, incluindo Gale, Finnick and Peeta, Katniss sai numa missão com a unidade do Distrito 13, arriscando as suas vidas para encenar um atentado para assinar o Presidente Snow, que se tornou cada vez mais obcecado em destruí-la. As armadilhas, inimigos e escolhas mortais que esperam por Katniss, irão desafiá-la mais do que qualquer área que ela enfrentou em The Hunger Games. (Fonte daqui e trailer aqui)


A minha opinião


Antes de mais, devo dizer que esta triologia tem um significado especial para mim, pela história em si e pela época da minha vida em que li os livros. Li-os no verão de 2013, quando a minha mãe esteve doente e internada no hospital durante três meses. Esta trilogia foi o meu conforto num período particularmente difícil da minha vida, deu-me forças para continuar. 

Falando do filme, não estava com grades expectativas, pensava que ia desiludir como a parte 1. O filme da parte 1 foi basicamante um filme de transição, um aperitivo para nos preparar para o grande final. Se tivesse visto a parte 1 no cinema, teria achado um desperdício de dinheiro.

No entanto, o filme surpreendeu-me pela positiva. Em primeiro lugar, porque acho que conseguiu superar o livro e, como devem saber os leitores mais vorazes, é uma proeza rara um filme fazer isso. Mas neste caso, nem foi muito difícil realizar esta proeza porque, cá entre nós, o terceiro livro da trilogia foi uma seca, aliás, foi o que menos gostei. Introduziram 152738923 personagens novas que eu não cheguei a decorar os nomes, a história foi confusa e algo revoltante, tanto que eu cheguei a atirar o livro à parede algumas vezes ( e eu, normalmente, estimo os meus livros). Resumindo, foi um livro muito confuso ( já que disse qual foi o livro da trilogia que gostei menos, aproveito para dizer que o segundo livro foi o que gostei mais, e também gostei do segundo filme).

Para quem quer saber se o filme foi ou não fiel aos livros, a minha resposta é: foi fiel, mas apenas em parte. Confusos? O que eu quero dizer é que o enredo da história é basicamente o mesmo, mas alguns pormenores foram alterados, para o bem e para o mal ( não vou dizer quais aqui, para não ser spoiler, mas quem tiver interessado em discutir isto, mande-me uma mensagem pelo twitter ou um mail). Mas não ficam agora a pensar que todas alterações foram más, houve algumas que até foram bastante boas. Houve uma que foi particularmente espetacular, foi tipo "Uau!", mas vão ter que ver o filme para saber qual foi.

Neste filme também ficamos a saber com quem a Katniss ficou, com o Peeta, o Gale ou nenhum ( ou com os dois, muahhh). Quem já leu os livros já sabe, mas aposto que muita gente foi ver o filme para saber isto.

A personagem Katniss, tal como nos filmes anteriores, evoluiu imenso. Começou como uma simples rapariga provinciana que voluntariou-se para os 74º Jogos da Fome para salvar a irmã mais nova, e agora, neste filme, tornou-se a face de um rebelião. Mas desengane-se quem pensa que a personalidade dela mudou por completo. A essência da Katniss continuou a mesma. A Katniss continuou a ser teimosa até dizer chega, continuou a ser antissocial e a responder ironicamente a todas as pessoas que a rodeavam. Num certo ponto do filme, dizem que ela é uma rapariga com um talento incrível para usar um arco. Eu acho que estão enganados! Ela é uma rapariga com um talento incrível para tomar decisões estúpidas. Eu acho que nunca existiu nenhuma personagem na história de todos os livros/filmes algumas vez feitos que tomasse tantas decisões precipitadas e estúpidas como ela. Mas, de alguma forma misteriosa, as decisões dela acabam por fazer com que tudo corra bem. Se esta história fosse real, ela já teria morrido logo nos primeiros Jogos da Fome em que participou e, se não a matassem, cortavam-lhe a língua.

Sempre tive uma relação de amor-ódio com esta personagem. Por um lado, sempre admirei a sua coragem e sacríficio em certos momentos. Por outro, achei que ela muitas vezes foi egoísta e só pensou em si. Normalmente costumo simpatizar com as personagens principais, mas com a Katniss muitas vezes só me apeteceu bater-lhe. Vá, mas depois de ver este filme, acho que a consigo perdoar.

Aquilo que mais gostei, não só neste filme, como ao longo da trilogia inteira, foi o facto de mostrarem sempre o lado mais negro dos "heroís": o stress pós-traumático, os pesadelos, os arrependimentos,... É algo que não costumam mostrar neste género de filmes, mas que na minha opinião é bastante importante, porque dá mais profundidade à personagens e torna a história mais próxima da realidade.

Vou ter saudades desta saga, que representou tanto de tantas maneiras diferentes: o amor jovem, a corrupção política, o sacrifício das pessoas por uma causa maior, guerra,paz, pobreza,... Não há nenhuma série de livros/filmes que se compare a esta no que diz respeito a retratar o mundo atualmente. Apesar de a história se passar num futuro longínquo, se pensarmos bem, esta refletiu na perfeição a nossa sociedade atual. É algo que sagas como " The Maze Runner" ou " Divergente" não conseguiram alcançar, apesar de terem filmes bastante bons.


O realizador deu à trilogia o final que este merecia. Não é que ele tenha mudado o final do livro, porque não mudou, mas deu uma outra dimensão à história.

Há histórias que ficam para sempre na nossa memória e coração, e esta é certamente uma delas, para mim.

8 comentários:

  1. Curto bueeeeeeeeeeeé desta saga!! Shame on me também! :P porque ainda não vi o ultimo filme do hunger games :P , depois da trilogia do Hobbit e da Trilogia do Senhor dos Anéis, os filmes que gosto mais sao do Hunger Games! , falta o ultimo e pelo vistos promete :) A personagem Katniss é fascinante, alias como toda a saga o é, bela história, bom enredo e a espectacular Jennifer lawrence, grande actriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Jennifer Lawrence é mesmo uma grande atriz, todos os filmes em que ela participa ficam espetaculares :).

      Eliminar
  2. Confesso que ainda só vi o primeiro filme, mas tenho mesmo de ver o resto!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê, vale mesmo a pena. Principalmente, o segundo filme, eu adorei esse!

      Eliminar
  3. Eu gostei muito deste filme, segui a trilogia apenas pelos filmes e apaixonei-me, no entanto não gostei de com quem ela ficou no final, preferia o outro, mas enfim não se pode agradar a todos. E mesmo todos os filmes estarem muito bem conseguidos , prefiro a saga do Divergente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso gostei da pessoa com quem ela ficou , foi o meu favorito desde o início. Eu gostei muito da saga Divergente, mas prefiro os Hunger Games :).

      Eliminar
  4. Li os livros antes de saber que seriam adaptados para o grande ecrã. Dos três, o terceiro é, sem dúvida, o pior e mais confuso. Na altura senti que me estavam a mandar com toneladas de informação para cima. Parecia apressado. Vi três filmes no cinema, incluindo o Mockingjay Part 1, e não o odiei como a maioria das pessoas. Quem leu os livros sabia o que esperar, o que não significa que tenha sido fantástico, porque não foi. Tenho um desgosto enorme por não ter completado o ciclo, e ter visto a Part 2 no cinema, mas enfim. Concordo contigo, raramente as adaptações superam as obras literárias, mas senti-me estranhamente satisfeito com o desfecho da história. Vou sentir imensas saudades.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensava que tinha sido a única a achar isso do último livro! Lá isso é verdade, mas ainda assim conseguiram tornar a parte 2 melhor do que estava no livro :).
      Eu também vou sentir imensas saudades desta história.

      Eliminar