"". Life of Cherry: Como ser um bom hóspede !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.3.16

Como ser um bom hóspede


Nesta época do ano, férias, é comum as pessoas viajarem e, em tempos de crise, alojarem-se em casas de familiares ou amigos, em vez de irem para um hotel.

Ficar em casa de familiares ou amigos quando viajamos pode ser mais divertido do que ficar num hotel. E, vamos admitir, é bastante mais barato! No entanto, ficar em casa de alguém quando viajamos também pode ser bastante complicado, pois estamos sujeitos a diferentes tipos de expectativas e, se não correspondermos a estas, podemos ficar mal vistos e parecermos rudes, ingratos ou más pessoas.

Já fiquei algumas vezes em casa de familiares quando ia viajar para a cidade onde eles estavam e, devo dizer, por vezes é uma tarefa bastante complicada tentar ser uma boa hóspede. Porém, não é nada que não se consiga resolver com certos comportamentos mais corretos.

Por isso, hoje decidi partilhar algumas dicas que vos ajudarão a ser convidados outra vez para a casa dos vossos familiares ou amigos.


1. Sê claro/a acerca do tempo que vais ficar na casa deles: Se te tiverem convidado para passares uns dias na casa deles, isto está, obviamente, a cargo deles. No entanto, se foste tu que lhes pedistes para ficar na casa deles por uns dias, sê claro/a no tempo em que vais ficar, se vão ser apenas 2 dias, se vai ser uma ou duas semanas... Se quem te recebe diz que tem que trabalhar na semana a seguir, por exemplo, certifica-te que sais 2 dias antes, para eles poderem ter tempo para eles próprios.

2. Nada de surpresas: Nunca apareças 2 ou 3 dias antes do combinado ou, pior, com um cão, namorado/a, criança ou amigo ( mesmo que seja um amigo em comum). Tu podes chamar a isso ser espontâneo/a, mas quem te recebe poderá achar isso inconveniente.

3. Leva uma prenda: Como sinal de agradecimento por te deixarem ficar na casa deles. Pode ser um bolo que todos comam quando tu chegares, uma garrafa de vinho ou umas flores para colocar numa jarra. Provavelmente, vão gastar mais dinheiro por te ter na casa deles, por isso o mínimo que podes fazer é comprar algo para mostrares que estás agradecida pelo esforço deles.

4. Pergunta quais são as regras da casa: Pede que te mostrem a casa e pergunta quais são as regras, se é para tirar ou não os sapatos à entrada, as horas de acordar e tomar o pequeno almoço, a que horas podes tomar banho...

5. Leva a tuas própria comida e produtos de higiene: Lembra-te que estás na casa de familiares ou amigos e não num hotel por isso, a não ser que eles digam o contrário, não estejas à espera de usar tudo o que está no frigorífico ou de usares o gel de duche deles. Se possível, antes de ires para a casa deles, passa pelo supermercado mais próximo e compra tudo o que precisas. As pessoas que te recebem irão poupar muito dinheiro.

6. Sê apropriado/a: Obviamente que este conceito depende muito com o nível de amizade e de confiança que tens com os donos da casa. No entanto, o melhor é não andares pelas divisões da casa só com uma toalha no corpo ou comeres no sofá. Em caso de dúvidas do que é ou não mais apropriado fazer, pergunta aos donos da casa.

7. Ajuda: Oferece-te para cozinhar, pôr a mesa, lavar a loiça , dar uma arrumação rápida na casa,.. Mesmo que recusem as tuas ofertas, apreciarão com certeza o teu gesto.

8. Deixa sempre tudo arrumado: Depois de acordares, faz a tua cama. Se fores tomar banho, deixa tudo limpo. O que quer que tu uses, certifica-te que deixas sempre tudo arrumado.

9. Relembra-te que os donos da casa não são guias turísticos: Os teus anfitriões têm vida, têm trabalho e obrigações, por isso não esperes que andem por aí a mostrar-te a cidade. Vê por ti próprio as atrações locais. Pega num mapa, na máquina fotográfica e explora a cidade por ti.

10. Agradece: O ideal seria agradecer três vezes, uma quando te recebem em casa, outra quando te vais a despedir deles e uma última como e-mail de agradecimento ( também pode ser uma carta de agradecimento, mas quem é que escreve cartas hoje em dia?).


Cumprem estas regras? Quais são os comportamentos ou atitudes que consideram mais importantes quando ficam em casa de outras pessoas?

15 comentários:

  1. Eu só fico em casa de familiares próximos, de resto acho muito incómodo. Mais para mim do que para os hóspedes. Ter que estar sempre a ser prestável, pensar nas regras dos outros, os agradecimentos... é muita "burocracia" para mim. Prefiro os hotéis (até porque adoro o ambiente de hotel, se pudesse vivia num, ahah).

    ResponderEliminar
  2. Nao costumo ficar em casa de ninguem, mas realmente tudo o que disseste esta acertado! Especialmente levar uma prenda! É algo que fica bem e nao custa nada xD beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas. Vou utiliza las mesmo este fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  4. Que boa lista que fizeste! Acho que está tudo no ponto mas é tão cansativo pensar em todas essas pequeninas coisas, ainda bem que fizeste um resumo para eu anotar haha
    Beijinhos,

    A Cerejinha ♥ Desabafo

    ResponderEliminar
  5. por acaso raramente costumo ficar em casa de outras pessoas, mas se alguém viesse para minha casa, acho que não ia gostar muito que me açambarcassem os produtos de beleza ou a comida toda! e também não ia gostar se não agradecessem ou pelo menos cumprissem as regras, por isso espero que este post chegue a toda a gente para saberem as regras de etiqueta mínimas, está muito bom xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não ia gostar se fosse eu a receber hóspedes e estes não cumprissem as regras...

      Eliminar
  6. Tenho pouca família espalhada pelo mundo, ou até mesmo por Portugal. A maior parte vive na minha zona, mas já fiquei hospedada em casa de familiares que não vivem por cá. Quando somos mais próximos desses familiares acaba por ser mais fácil, mas de qualquer maneira cumpro sempre tudo aquilo que referiste. Nem acredito que haja alguém que não leve os seus próprios produtos de higiene xD
    Já agora, fiz referência a um post teu no meu blog. Espero que não te incomode.
    Podes vê-lo aqui: http://confissoesdandreia.blogspot.pt/2016/03/mr-piracy.html
    Beijinhos,
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho alguns familiares em França, mas não sou muito próxima deles, por isso nunca os visitei lá. O meu primo trabalhou em Évora há dois anos e eu ia lá no Verão visitá-lo e ficava na casa dele.
      Não tem problema, ainda bem que gostaste do site, fazes bem partilhar para ser útil a mais gente :).

      Eliminar
  7. Acho que nunca fui hóspede mas, se fosse, sem dúvida que cumprir os parâmetros da tua lista era essencial.

    Beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  8. Acho que me esforço por cumprir as regras todas. Mas também não costumo ficar em casa de familiares ou amigos, só raramente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não fico muitas vezes, só às vezes, no Verão :).

      Eliminar