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segunda-feira, 7 de março de 2016

Como fazer exercício físico sem ir ao ginásio



Fazer exercício físico é essencial para termos um estilo de vida saudável e mantermo-nos em forma. Mas sejamos honestos: a maior parte de nós não gosta de ginásios, ou porque são muito caros, ou porque estamos constantemente a ser observados por outras pessoas, ou então simplesmente porque achamos uma seca estarmos uma hora na passadeira ou numa bicicleta estática.

Num outro post, uma pessoa perguntou-me quais são os exercícios físicos que costumo praticar. Para ser sincera, não faço muito exercício físico, em parte por falta de tempo, mas também porque não gosto muito. No entanto, como sei que é muito importante fazer exercício físico para me manter saudável, tenho procurado alternativas mais divertidas para o fazer, que são basicamente as que vou referir neste post. Além dos exercícios que vou referir a seguir, costumo andar numa bicicleta estática que tenho em casa uma vez por semana, durante 30 minutos, na 3º velocidade ( antes andava nessa bicicleta todos os dias, mas desde que entrei para a faculdade não tenho tempo para tanto).

Portanto, neste post vou dar alternativas de exercícios físicos que podem fazer sem terem que ir ao ginásio e sem terem que perder muito tempo. Todas a sugestões que vou dar são fáceis de cumprir e, melhor ainda, não exigem dinheiro ( só a última é que é capaz de exigir dinheiro, mas todas as outras são 100 % grátis).


1. Usa sempre as escadas: Um passo bastante simples para te manteres em forma é usar sempre as escadas. Esquece os elevadores! E não inventes desculpas: mesmo que mores no 5º andar de um prédio ou estejas muito cansado/a de um dia de trabalho, usa as escadas. Finge que o elevador avariou e usa-as. Se vieres carregado/a de compras para casa ainda melhor, estás a trabalhar os braços ao mesmo tempo que sobes as escadas. Usa as escadas, em todo o lado. Se fizeres isto durante uma semana, começarás logo a ver resultados. Pontos extra se subires e desceres as escadas duas vezes de cada vez, ou se subires mais escadas do que as que precisas ( por exemplo, se morares no 3º andar, sobe ao teu ao 5º andar).

2. Quando andares de autocarro, sai duas paragens mais cedo: Isto, claro, se o tempo permitir, não faças isto se estiver a chover torrencialmente ( não me responsabilizo por as constipações que os meus leitores apanharem). Mas se não estiver a chover, aproveita para saíres duas paragens antes da tua. Isso faz com que andes mais um bocado e , assim, já estás a praticar exercício. Eu costumo fazer isto por duas razões: para andar mais e para poupar tempo. Normalmente, tenho que apanhar dois autocarros para chegar à universidade e, enquanto que o autocarro da UM é de 15 em 15 minutos, o outro que apanho é de 30 em 30 minutos. Portanto, quando quero poupar tempo e chegar mais cedo a casa, apanho só o autocarro da UM e depois não apanho o outro e, em vez disso, vou a pé para casa.

3. Anda de bicicleta: Podes optar usar a bicicleta como transporte em vez de andares de autocarro ou andares de carro. Certifica-te apenas que tens aqueles cadeados para não te roubarem a bicicleta enquanto estás no trabalho ou em aulas.

4. Dança: Sim, também perdes calorias a dançar. Podes inscrever-te em aulas de dança ou no Zumba ( adorava experimentar um dia umas aulas dessas), ou então, se quiseres poupar dinheiro, podes fazer a tua própria aula de dança em casa, vendo os vídeos de Youtube que mostram coreografias.

5. Apps: Se ainda assim as opções que te dei acima não te agradaram, podes sempre aliar-te às novas tecnologias para te manteres em forma. Existem diversas apps no mercado para os mais variados gostos, mas eu vou destacar apenas duas, que considero as melhores. A primeira é a já famosa app 7 minutes. A aplicação apresenta-te uma série de 12 exercícios de alta intensidade, 30 segundos por exercício, 10 segundos de pausa entre eles. Se preferires algo mais divertido, tens que experimentar a app Just Dance Now. É inspirado nos jogos da consola Wii: baixas a aplicação para o teu telemóvel, entras no site da " Just Dance Now" no teu computador ou tablet, e basicamente o teu telemóvel conecta automaticamente ao ecrã que selecionaste e serve de comando para registar os teus movimentos. É uma aplicação muito engraçada, só tem um defeito, só tem uma música grátis e, se quiseres dançar mais variedades de músicas, tens que pagar ( aquilo também dá para comprar com moedas que se ganham no final de dançares, mas era preciso dançar 1000 vezes antes de conseguires moedinhas para desbloqueares outra música. Quem jogar este jogo que me diga como é, que eu descobri esta app muito recentemente). Mas se tiveres disposto/a a pagar, é uma app incrível.


Quais são as vossas rotinas de exercício físico? Praticam alguma coisa destes pontos?
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10 comentários:

  1. Por acaso não conhecia as apps de que falaste mas costumo correr/caminhar todos os dias :)

    Beijinhos,
    The Lost Louboutin Blog

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    1. Eu costumo andar todos os dias, na faculdade ando muito, e às vezes, tento fazer aquilo de sair duas paragens mais cedo :).

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  2. gostei das sugestões! por acaso nunca me tinha lembrado da do autocarro, porque ando sempre a correr, mas quando tiver tempo vou por essa em prática!
    também sou bastante preguiçosa e não faço nenhum exercício físico, mas uma coisa que me deixou entusiasmada nas férias e que tenciono repetir são os 30 day challenges, é muito satisfatório conseguir cumprir um inteiro xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.com/

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    1. Obrigada :).
      Um dia vou tentar um desafio desses para o desporto, mas não sei se vou conseguir :)

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  3. Não sou de todo fã de ginásios, gosto de fazer os meus próprios exercícios e sentir-me bem comigo mesma. Grátis e saudável

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  4. Adorei as dicas. Quanto ás escadas por mim é sempre a opção por não gostar de elevadores.4
    Beijinhos!!
    Se quiseres passar no meu blog,
    http://thisismyworldblog.blogspot.pt/

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    1. Eu gosto de elevadores, mas obrigo-me a usar as escadas :).

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