"". Life of Cherry: Filme: O Círculo (2016) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.2.16

Filme: O Círculo (2016)




Hoje trago-vos um filme bem português. Leram bem. O filme é 100% português, e promete surpreender. Como sempre, podem ler o post todo à vontade, porque não vão haver spoilers.

Sinopse


Cinco amigos dividem secretamente uma casa em Lisboa onde, à noite, praticam magia e realizam os seus maiores desejos. No entanto, esses dejesos transformam-se em pesadelos ao descobrirem um corpo morto, na casa a que só eles têm acesso. Depressa se apercebem que um deles tem de estar envolvido ( trailer aqui ).


A minha opinião


Descobri este filme por acaso. Estava eu a chegar a casa, quando pousei as coisas na sala e liguei a televisão ( porque ligo sempre a televisão quando chego a casa quando estou sozinha em casa, porque é a única altura em que a tenho só para mim). A televisão liga na TVI e, nessa altura , está a dar o programa " A tarde é Sua". No momento em que eu a liguei transmitem o trailer do filme e, devo dizer, fiquei prendida ao ecrã. O trailer deu-me imensa vontade de ver o filme.A seguir, vi que os convidados eram um grupo de jovens com mais ou menos a minha idade, o que me deixou ainda mais curiosa.

Para quem não sabe, o filme foi feito por um jovem com apenas 19 anos, Paulo Soares,e os atores são os seus grupos de amigos. Mas desengane-se quem pensa que estes jovens fizeram apenas um mero filme amador: o filme está bastante espetacular, quase a um nível profissional. Não posso dizer que foi o melhor filme que eu já vi, porque já vi muito melhores do que este. No entanto, se tivermos em consideração a idade destes jovens, a pouca formação em cinema ( neste momento Paulo está a estudar Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), e a falta de recursos económicos e materiais, então o filme superou as expetativas.

O filme é do género mistério/suspense/triller. Fiquei prendida ao ecrã do início ao fim. A história à volta deste filme está cheia de reviravoltas, dramas, segredos, traições e muita magia. É tudo o que o trailer promete: ousado, sensual, cativante e viciante.

À medida que o filme avança, vão-nos sendo dado pistas sobre as potenciais culpados do morto que está no local "secreto" deles. Vão-se revelando segredos dos 5 amigos, excertos do passado e, quanto mais nos aproximamos no fim, mais o ritmo da história aumenta. O final é completamente inesperado, nenhum de vocês vai conseguir adivinhar quem é o culpado. Quando pensam que é uma pessoa, aparecem logo outras pistas que apontam para outra.

Só tenho algumas críticas a fazer. Em primeiro lugar, o filme deveria ter mais duração. O filme dura apenas 45 minutos, e penso que é pouco tempo para se conseguir explorar a história. Parece que ficou tudo um pouco resumido. Em segundo lugar, acho que deveriam ter dado mais profundidade às personagens. Pouco sabemos acerca dos protagonistas e das outras personagens, onde estudam, como se conheceram, o grau de amizade que partilhavam... E penso que são questões que são importantes responder, mas que não foram respondidas. Por último, não explicaram muito bem o  que é que introduziu  estes 5 jovens no mundo da magia. São questões que podiam ter sido mais exploradas e que não foram, também porque o filme só durou 45 minutos e não deu tempo para mais.

No entanto, apesar de sentir que o filme poderia ter sido um pouco maior e a história podia ter sido  um pouco mais explorada, gostei bastante do filme. Ninguém diria que o filme foi feito por um grupo de jovens com poucos recursos, sem formação nenhuma, e gravado em 2 semanas ( 2 semanas? Impressionante!). O filme está até bastante profissional, melhor do que alguns filmes portugueses que já foram feitos. Adorei o enredo, os atores e a banda sonora ( parabéns à pessoa que fez a banda sonora deste filme, está espetacular. Os efeitos especiais estão incríveis, mesmo a um nível profissional. Por acaso tive curiosidade de ver o trabalho anterior do realizador, " Os Perfeitos", e nota-se uma grande evolução desse para este filme.

Tenho pena que este filme só tenha sido visto numa sala de cinema, em Lisboa, e maioritariamente  no Youtube. Merecia estar nas salas de cinema de todo país.


Ao realizador do filme, Paulo Soares, desejo uma continuação do seu excelente trabalho e boa sorte para o futuro. Penso que, com muita persistência e trabalho, este jovem irá fazer muito sucesso no mundo do cinema. Estou curiosa para ver o que ele irá fazer a seguir. Sem dúvida que irei ver os seus próximos filmes.

Podem ver o filme no canal de Youtube do Paulo Soares, aqui.



12 comentários:

  1. Fiquei curiosa em ver esse filme!
    Nomeei-te para uma Tag :)
    http://teoriiasdela.blogspot.pt/2016/02/liebester-award.html

    ResponderEliminar
  2. É com pequenos projetos que as pessoas começam as suas carreiras :) E há muito boas curtas metragens portuguesas no youtube, é uma boa maneira de divulgação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este filme mas deixaste-me super curiosa!

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa para ver o filme, especialmente por ser português e de futuras mentes nestes ramos!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não tem mal não responderes, percebo :)
    Fica a nomeação :p

    ResponderEliminar
  6. Já tinha lido algumas coisas sobre o filme, mas depois passou-me. Ainda bem que me lembraste, a ver se o vejo ainda este fim-de-semana. Não tinha conhecimento do trailer (só tinha lido notícias sobre o filme), mas gostei muito. Nota-se que os recursos não eram muitos, mas aposto que mesmo com pouco fizeram um filme interessante. A ver se vejo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, os recursos não eram muitos, e isso nota-se no filme. Mas ainda assim, dado os recursos disponíveis, acho que conseguiram fazer um filme espetacular. Vê, vale mesmo a pena :).

      Eliminar
  7. Também gostei imenso desse filme, só achei que poderia ter ficado mais longo, mas fora isso ficou muito bom.
    Beijinhos!
    http://thisismyworldblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também achei isso, mas provavelmente não foi mais longo devido à falta de recursos...

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está um filme que não conheço. E às vezes é mesmo assim que começam as grandes carreiras, com pequenas experiências e com poucos recursos.

    Olha, nomeei-te para uma TAG! Não sei se já respondeste à TAG ou se nem gostas de todo delas, mas olha, foi também uma forma de eu demonstrar alguns dos blogues que gosto de seguir e que deviam ter ziliões de seguidores :) Respondes só se quiseres, mas fica o desafio ;p

    ResponderEliminar