"". Life of Cherry: Porque é tão importante responder aos comentários dos teus leitores. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.1.16

Porque é tão importante responder aos comentários dos teus leitores.


Uma coisa que reparei desde cedo na blogosfera é que existem bloggers que não respondem aos comentários dos seus leitores. Eu compreendo: muitas vezes recebemos 135273 comentários num post e é impossível responder a todos, ou então simplesmente tivemos um dia cansativo e não nos apetece responder a estes. É perfeitamente normal.  Mas devemos tentar sempre fazer um esforço.

Uma vez, li um post que adorei ( não me perguntem o blog que eu já não me lembro, foi há muito tempo), e escrevi um comentário em que eu senti que dei a minha opinião completa, e até elogiei a blogger. Ela nunca respondeu. Eu fiquei zangada. Perdi um pouco do meu tempo tempo a  ler o post todo ( que ainda era longo, mas eu gostei de o ler), escrevi um comentário com os meus pensamentos e questões, e nunca me respondeu. Não merecia uma resposta? Acho que merecia. E todos os comentários a seguir ao meu também nunca tiveram resposta.

Uma das coisas mais interessantes e mais vantajosas da blogosfera é a possibilidade de podermos conhecer e falar com várias pessoas, partilhar opiniões, experiências, exprimir sentimentos e apoiarmo-nos mutuamente. Claro que também podemos contactar com outras pessoas nas redes sociais como Twitter , Facebook, mas acho que a blogosfera é o sítio da Internet onde fazemos ligações com as pessoas a um nível mais profundo. Talvez porque os blogs, quer sejam mais ou menos pessoais , são sempre um reflexo da nossa identidade, o que permite que totais desconhecidos se identifiquem connosco, e partilhem os mesmos gostos, sonhos e perspetivas que nós. 

Quando as pessoas se identificam connosco e com o nosso blog, vão comentar os nossos blogs. Mas se nós não respondermos aos comentários, a  comunicação que a blogosfera proporciona vai ser interrompida. É como uma pessoa falar connosco na realidade e nós virarmos-lhe as costas e irmos embora. Sei que muitos comentários como " Concordo contigo" ou "Gostei do teu post" muitas vezes não têm resposta possível, mas aqueles com uma opinião mais fundamentada ou questões merecem ser respondidos.

Vou dar um exemplo. Imagina que escreves um post sobre um tema muito controverso, muito polémico. Muitos leitores vão dar opiniões extremamente diferentes umas das outras e, muito provavelmente, estarão mais interessados em saber qual a tua resposta ao ponto de vista deles do que propriamente no post em si. Quando tu respondes a estes comentários, as pessoas são encorajadas a voltar para continuar a defender o seu ponto de vista.

Normalmente, se respondes aos comentários das pessoas, tens mais probabilidades que estas voltem a comentar o teu blog, te sigam e, eventualmente, partilhem os teus posts e voltem sempre para ver mais coisas tuas. Por isso, deves tratar sempre bem os teus leitores e responder aos seus comentários ( isto claro, se forem relevantes, e se for mesmo possível dar uma resposta). Não interessa se respondem aos leitores no próprio blog ou no blog deles ( caso estes também sejam bloggers), o que interessa é que respondam.

No meu blog, eu faço sempre questão de responder aos comentários dos meus leitores. Nem sempre respondo na hora ou no mesmo dia, mas tento arranjar sempre tempo para responder a estes. Claro que nem sempre respondo a todos ( não respondo a comentários como "Concordo", obviamente) , mas normalmente respondo a todos aqueles que têm uma opinião a dar ou que têm questões.

Responder aos comentários das pessoas num blog não é só uma estratégia de aumentar as visitas de um blog e de torná-lo mais conhecido, é também uma questão de respeito e de mostrar que os leitores também fazem parte do blog, e que a opinião deles realmente importa.

Sei que muito provavelmente nem toda a gente partilha este ponto de vista, mas esta é a minha opinão.

Qual a vossa opinião? Acham que os bloggers devem responder aos comentários dos leitores?

29 comentários:

  1. Eu só respondo quando me fazem perguntas, quando é algo mais específico ou quando sinto que a pessoa focou um ponto diferente (seja pela interpretação errada ou apenas por querer levar o tema mais longe). Aí sim, penso que faz todo o sentido responder ao comentário. Nos restantes casos não concordo que seja necessário nem tenho o hábito de o fazer. E não fico nada - nada mesmo! - chateada por não ter resposta na situação inversa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tu ao menos respondes quanto te fazem questões, naquele caso que experienciei até fiz uma questão e a blogger não me respondeu...
      Eu tenho o hábito de fazer. Quando dão opinião nos meus posts, seja ela qual for, não consigo não responder, gosto de ter espécies de debates com as pessoas :).

      Eliminar
  2. A minha opinião é igualzinha, às vezes também comento um post e fico à espera da resposta e nada... é bastante frustrante comentar e não ter uma resposta...
    Adoro o teu blog, os teus textos são muito bons!
    bjs
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, muitas vezes já fiquei à espera de respostas de bloggers e não obtive nenhuma, é mesmo chato.
      Oh, obrigada linda :).

      Eliminar
  3. Eu tento sempre retribuir e ir ao blog da pessoa, mas nem sempre o faço confesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes a preguiça é mais forte, eu compreendo, já me aconteceu xD.

      Eliminar
  4. Nao tenho o habito de agradecer os comentários ou responder no próprio post a todos todos os comentarios. Quando me fazem uma pergunta especifica, sim, vou ao blog da pessoa e deixo um comentário de resposta e/ou respondo no meu próprio post. Mas tenho sempre atenção em retribuir os comentários. E acho que é um bocado isso que queres dizer com teu post, quando dizes que se deve manter a "conversação" aberta entre blogs. Acho isso importante.

    Beijinho
    giveaway no meu blog, já participaste? >> http://the-not-so-girlygirl.blogspot.pt/2016/01/giveaway.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando me elogiam, gosto de agradecer sempre :).
      Normalmente, eu respondo sempre aos comentários no meu própio blog e no próprio post. Falho um bocado nessa parte de retribuir os comentários nos blogs das outras pessoas. Isto com a faculdade torna-se difícil comentar os blogs de todas as pessoas que comentam o meu blog, mas eu tento fazer o meu melhor :).

      Eliminar
  5. Eu não partilho totalmente desse ponto de vista, apesar de responder a muitos comentários (não todos). Aliás tenho um post ainda no forno (começado, na caixa de rascunhos) a falar sobre isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler esse post quando o publicares então para saber a tua opinião :).

      Eliminar
  6. Eu sou da mesma opinião que tu, acho que devemos fazer sempre o esforço de responder aos comentários :)

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente. Desde que comecei a pesquisar sobre como fazer um blog e mantê-lo «saudável», esta era das dicas mais recorrentes: responder às pessoas. Principalmente quando percebo que leram o que escrevi, faço questão de responder o mais rapidamente possível no meu blog e ainda fazer uma visita ao de quem comentou. Também acho que das partes mais interessantes deste mundo é o facto de podermos partilhar e comunicar sem fronteiras, pelo que só temos de tirar o maior proveito disso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, é também leio esses posts :).
      Eu falho é um bocado na parte de visitar os blogs dos meus leitores, mas é mais por falta de tempo, mas assim que posso vou sempre ler :).

      Eliminar
  8. Eu gosto de responder aos comentários, sinto que é uma forma de os leitores saberem que eu leio aquilo que me dizem, mesmo que por vezes me seja difícil responder a alguns comentários por serem muito "pobres" e eu não ficar com mais do que uma palavra para dizer!


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente assim que eu penso :).
      Claro que a essas comentários mais "pobres" eu não respondo, realmente é um bocado difícil.

      Eliminar
  9. Desde já muito obrigada pelo teu miminho no meu blogue! Fiquei muito contente por teres gostado do meu texto para o Tempo de Antena!
    Respondendo ao teu post, como tens razão... Não há nada melhor do que estimularmos os nossos leitores e isso implica tempo, esforço e toda a dedicação :) Beijinhos grandes! Cada vez gosto mais do teu blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada linda, só estou a ser sincera :).
      Oh obrigada :).

      Eliminar
  10. Compreendo o teu ponto de vista mas não concordo completamente. 99% das pessoas não volta a um blog que comentou para ver se lhe responderam, é um facto. Claro que existe a opção "notificar-me", mas deduzo que a maioria das pessoas (como eu) não a tenham seleccionada, logo, nem sequer sonham que alguém lhes respondeu. Óbvio que se colocar uma questão ao blogger ou se pensar que vou ser massacrado por ter opinião contrária (já me aconteceu), volto lá por curiosidade, mas caso contrário, se não comentar nada que justifique uma resposta directa, não vejo razão para lá voltar.

    Na minha página mantenho o mesmo pensamento. Se alguém fizer um elogio, agradecer uma sugestão, colocar uma questão ou partilhar uma opinião relevante, costumo responder. Não acho que tenha anda a ver com "respeito" como referes, mas sim com bom senso. No entanto, mesmo que a pessoa tenha lido o post e me disser que, por exemplo, gosto do filme X, é suposto dizer-lhe o quê? "Boa"? É que às vezes simplesmente não faz sentido responder.

    Durante muito tempo não respondia a praticamente ninguém porque pensava que dava um ar mais "profissional" ao blog, e como também não via ninguém a fazê-lo (normalmente respondem aos 3 primeiros e já está), estava convencido que era suposto. Com o tempo mudei, mas em compensação deixei de aceitar comentários do género "interessante". Se o único propósito dessas pessoas é promoverem-se, que o façam noutro lado.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que muitas pessoas não voltam ao blog para ver a resposta, mas isso é mais uma questão de preguiça do que outra coisa qualquer. Eu quando deixo uma questão/ opinião fundamentada no blog, tenho sempre curiosidade para voltar lá para ser se me responderam ou não.

      Como referi no meu post, eu normalmente respondo a quase todos, mas caso de comentários do tipo " gosto de filme x" claro que não consigo responder.Respondo aqueles comentários com questões ou com uma opinião como aquela que escreveste agora neste post.

      Existem muitos bloggers profissionais que respondem aos comentários dos seus leitores :).

      Nisso também concordo contigo. E é esses comentários e aqueles do tipo " Segue-me" ou " Segui o te blog, segue-me de volta". Esses comentários são irritantes, eu se sigo um blog é porque quero. Por vezes até sigo os blogs dessas pessoas que me deixaram um comentário assim, mas é porque até têm um blog giro.

      Eliminar
  11. Eu tento sempre responder aos comentários, mesmo que não sejam nada de muito importante eu gosto de responder para a pessoa saber que não foi ignorado, também como o meu blog ainda é pequenino, não tenho assim muitos comentários nos posts.
    Já estou a acompanhar o blog xx

    https://ethereallune.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que o teu blog ainda vai crescer muito :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  12. Eu respondo sempre, e faço questão de visitar esse mesmo seguidor e responder-lhe diretamente no seu blog. Estou de acordo contigo!
    É importante, e eu gosto de responder.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Thank you :).
    Sorry, that´s not how I work, I like honest comments to my posts.

    ResponderEliminar
  14. Pode demorar algum tempo mas respondo sempre a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu às vezes também demoro algum tempo, às vezes até demoro três dias, mas também respondo sempre.

      Eliminar
  15. Pode demorar algum tempo mas respondo sempre a todos!

    ResponderEliminar
  16. Não respondo a todos - há muitos que, embora agradeça a atenção, não tenho nada a acrescentar, portanto fica por ali. Mas quando a pessoa diz algo que acho interessante, ou que mereça uma observação - nem que seja a dizer que acho piada! - eu respondo no meu post. Depois disso, logo se vê :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  17. Apesar de, como sabes, ser nova nestas andanças, tenho exatamente a mesma opinião que tu e, tal como eu sei que gosto de obter respostas quando digo algo a alguém, sei também que quando alguém dedica um pouco do seu tempo a comentar as minhas ideias, deve gostar que eu "responda na mesma moeda" e lhe dedique também um pouco do meu tempo!

    Estou a adorar o teu blog, muitos parabéns e muitos beijinhos! :)
    Segui *

    ResponderEliminar