"". Life of Cherry: A Teoria de Maslow não faz sentido! !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.12.15

A Teoria de Maslow não faz sentido!


Na história da Psicologia, sempre surgiram diversas teorias acerca de um determinado assunto e muitas, nunca estão completamente corretas.

No meu curso ( Enfermagem), tenho uma cadeira chamada Fundamentos de Enfermagem I, em que basicamente ensinam-nos coisas como a história de enfermagem, o código deontológico, mas também damos algumas matérias relacionadas com Psicologia, como a Motivação Humana. E , recentemente, dei na aula a Teoria de Maslow.

Nunca concordei com a Teoria de Maslow, em que há uma pirâmide de necessidades, sendo o 1º nível as necessidades básicas ( fome, abrigo,etc.) e o último nível a auto-realização.

O pressuposto principal desta teoria é que se o ser humano não tiver as suas necessidades básicas satisfeitas nunca poderá chegar à auto-realização. Ora, segundo esta teoria, uma pessoa que nasça numa família pobre, que viva numa casa sem condições e que passe fome nunca atingirá os seus objetivos e nunca será ninguém na vida.

Obviamente que esse é, infelizmente, o destino de muitas pessoas, mas não é de todas. E tenho pessoas na minha família que são provas disso. Tenho familiares meus que foram pobres em criança, passaram fome e, que mesmo assim, conseguiram ser alguém na vida e atingir os seus objetivos. E, segundo Maslow, isso não seria possível.

Eu acho que, por vezes, o facto de uma pessoa ter poucas coisas  viver miseravelmente só lhe dá mais vontade de seguir os seus sonhos e atingir os seus objetivos, para poder mudar a sua vida e viver de uma forma mais feliz.

Outra coisa que não concordo nesta teoria é que estas necessidades não deviam estar dispostas numa pirâmide, em que apenas subimos de nível. Uma  pessoa pode  não ter as minhas necessidades sociais satisfeitas, por exemplo, mas sentir-se  realizada no seu trabalho ( que corresponde ao último nível da pirâmide).

Além disso, nem todas as pessoas têm as mesmas necessidades. Por exemplo, vejamos a minha pirâmide de necessidades:



Brincadeiras à parte :acho que as coisas não podem ser tratadas de uma forma tão linear.


17 comentários:

  1. Parece-me que interpretaste mal a teoria de Maslow, pelo menos segundo aquilo que me foi ensinado. A pirâmide não se refere a "ser alguém" nem ao futuro do indivíduo. Apenas nos diz que uma pessoa não se sente auto-realizada se não tiver condições básicas garantidas nem tão pouco se preocupa com isso se não reunir as condições de segurança. Isto é: se estiveres a morrer à fome ou ao frio estarás mais preocupada em satisfazer essa necessidade e em colmatar essa falha do que propriamente em fazer amigos ou ser criativa :) É quase uma pirâmide de prioridades e de sobrevivência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranho, porque não foi assim que me foi ensinado. A mim ensinaram-me que se não tiveres a necessidades dos níveis anteriores minimamente satisfeitas não poderás satisfazer as necessidades dos níveis superiores.

      Eliminar
    2. Achei este post tão interessante na altura pela diferença de opiniões que achei que iria promover que vim ler os outros comentários! E ainda bem que o fiz porque não teria acesso à tua resposta doutra forma :)
      "Não poderás satisfazer as necessidades dos níveis superiores" porque não estás em condições para o fazer. Pensa assim, usando o mesmo exemplo, se estiveres a morrer à fome ou ao frio, conseguirás ter os níveis de auto estima no máximo ou ser verdadeiramente feliz?

      O que eu quis dizer no meu comentário foi relativo à tua interpretação relacionada com o futuro do indivíduo. Maslow não diz que se alguém nasce num ambiente miserável não poderá ser alguém na vida, só diz que terá de colmatar as falhas do primeiro patamar antes de avançar para os outros, enquanto que alguém que nasce em berço de ouro pode passar essa fase à frente porque as suas necessidades básicas estão asseguradas. Não significa que o primeiro viva miserável a vida inteira nem que o segundo tenha um futuro brilhante pela frente :)

      Eliminar
    3. Atenção que não estou a dizer que concordo com a teoria (não concordo totalmente), só estou a dizer o que me foi ensinado porque apesar de estarmos de acordo no que referiste quando respondeste ao meu comentário, acho que a ligação entre o nascimento e o futuro não faz muito sentido :)

      Eliminar
  2. Sempre me fez confusão que a pirâmide de Maslow tenha o sexo na base. Todas as outras necessidades que estão na base são essenciais para a sobrevivência do indivíduo, o sexo é apenas essencial para a sobrevivência da espécie. Vê-se mesmo que foi feita por um homem!

    Quanto à tua pirâmide, temos necessidades parecidas. CHOCOLATEEEE! =P

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, o sexo não é propiamente uma necessidade básica. Mas se tivermos a falar da pirâmide das necessidades do homem, o sexo para eles é sem dúvida uma necessidade básica xD.
      Ahah, o chocolate é essencial xD

      Eliminar
    2. Mesmo!! Ainda estou à espera de encontrar um que troque um bocado as voltas a essa pirâmide. Sim, vou morrer solteira xD

      Eliminar
    3. Nunca se sabe se encontras um assim. Mas é mesmo difícil xD.

      Eliminar
  3. Adorei a tua pirâmide ahahah
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não concordo muito com a teoria de maslow.. também dei a sociologia na faculdade e penso que mesmo tento todos esses patamares acho que existe alguns mais importantes que outros mas que por não termos um não quer dizer que não tenhamos o outro mais acima..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, é por isso que eu acho que esta teoria não faz sentido...

      Eliminar
  5. A tua hierarquia pode ser a minha! haha

    beijnho,

    McTBeauty
    http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo. As coisas não deve ser tomadas como certas e muito lineares, até porque de vez em vez surge alguém que contradiz e que até dá boas explicações.
    A minha teoria seria diferente da tua, mas também punha o dormir na base de tudo e em segundo comida/ comer :P

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais :).
      A minha pirâmide era a brincar xD, obviamente que as minhas prioridades são outras.

      Eliminar
  7. (continuo a stalkar o teu blog)

    Sou de Psicologia e Maslow não é, de todo, o génio da coisa. Ele baseou-se em pessoas importantes da época dele que, além de não serem representativas, eram poucas. Daí tantas gralhas!

    Quanto à tua pirâmide, sem dúvida que o chocolate e o wi-fi são as minhas necessidades fundamentais também! xD

    ResponderEliminar