!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

domingo, 1 de novembro de 2015

Nova publicidade da Barbie: Uma rapariga pode ser tudo o que quiser.




As publicidades da Barbie sempre foram caracterizadas pelos vestidos cor-de-rosa e pela ideia de perfeição: ter o namorado perfeito, as roupas perfeitas e o corpo perfeito. No entanto, a nova publicidade da Barbie, lançada há uns dias, surge com uma mensagem  poderosa  para as crianças.

A publicidade lançou uma ideia simples, mas poderosa: "O que acontcce quando as crianças são livres para imaginar serem aquilo que querem?"

Na publicidade, crianças entras em salas de universidade, em clínicas universitárias,campos de futebol, museus, e agem como se ali trabalhassem . As crianças interagem com pessoas reais que não as esperam ver no papel de adultos, mas que acabam por entrar  também na brincadeira. E o final é surpreendente!


Vi ontem a publicidade no facebook e confesso que adorei. Achei a nova publicidade da Barbie bastante diferente do habitual da marca e inovadora. Acho muito bem a marca começar a defender a importância de uma mulher inteligente e com personalidade, enterrando a loira burra como modelo feminino.

Tenho notado que a marca tem sofrido grandes alterações nos últimos tempos. As crianças já não valorizam uma personagem bonita e burra, mas sim uma personagem inteligente, com personalidade, um exemplo daquilo que as crianças querem ser. Ultimamente, a marca tem perdido muitas vendas para as bonecas da Disney, que transmitem essas mesmas qualidades.

Quando era criança, adorava brincar com Barbies, apesar de estas bonecas passarem a imagem irreal do que é uma mulher. Mas os tempos mudaram, é necessário mostrar às crianças uma nova imagem da mulher e esta publicidade conseguiu fazê-lo.

Assim, a marca afasta-se agora da ideia da Barbie enquanto um produto sexista e contribuidor para a objetificação e aproxima-se daquele que foi sempre o objetivo da criadora da boneca, Ruth Handler :
"A minha filosofia com a criação da Barbie foi a de que, através da boneca, a menina pudesse ser tudo que quisesse ser. A Barbie sempre representou a ideia de que a mulher tem poder de escolha."
Vejam a publicidade :




O que acharam da nova publicidade da Barbie?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

4 comentários:

  1. Eu também adorava brincar com a Barbie! Acho bem que estejam a mudar a ideologia da marca porque os tempos mudaram e a maneira de pensar também.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, e foi bom terem mudado a ideia ;)

    ResponderEliminar