"". Life of Cherry: ERA: Como poupar dinheiro em tempo de aulas. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.9.15

ERA: Como poupar dinheiro em tempo de aulas.


Hoje vou realizar o último post do ERA. Amanhã farei um post com uma recapitulação dos posts que fiz para ser mais fácil acederem. Antes de mais, peço desculpa por ter estado ausente, mas a vida Universitária está a ser muito puxada ( mas está a ser muito fixe também). Em breve, contarei-vos mais detalhes. No meio de tanta coisa para fazer, o blog ficou um bocadinho para trás e, por consequência, o Especial Regresso às Aulas também.

Para muitos as aulas já começaram, e começaram também os gastos. Poupar dinheiro enquanto se é estudante é muito complicado, mas existem truques para juntar mais dinheirinho no final do mês. Portanto, hoje decidi partilhar algumas dicas para ajudar os estudantes a gerir melhor o seu dinheiro.

1. Leva lanche e refeições de casa: Comer fora de casa é super caro, principalmente se tivermos de o fazer várias vezes ao dia. Portanto, eu recomendo levarem sempre lanche de casa, como bolachas, maçãs ou iogurtes, e uma garrafa de água. Almoçar fora também é bastante caro, portanto almoça na cantina da tua escola/faculdade se a senha for barata ( na universidade  onde eu ando a senha custa apenas 2,50 euros, e inclui prato principal, sopa, pão e sobremesa. Portanto é bastante acessível.) Se não quiseres  gastar dinheiro, podes sempre levar o teu almoço de casa, e , chegares à tua escola/faculdade e aquecer num microondas ( cada vez mais escolas disponibilizam microondas para os alunos poderem aquecer a sua própia comida. Na minha universidade existem dois microondas ao dispor dos alunos.

2. Faz sempre uma lista de compras: Quantas vezes fomos às compras, e trouxemos mais coisas do que aquelas que precisávamos, com a desculpa " isto é tão ir, talvez use isto"? E , quando damos conta, gastámos mais do que o planeado? Se fizeres uma lista de compras com aquilo que precisas de comprar, saberás exatamente aquilo que precisas e aquilo que não precisas, e evitarás gastos desnecessários.

3. Adere a uma tarifa de telemóvel que te permita poupar: Muitas pessoas tem tarifas de telemóveis que são " fale grátis para todos os 91..." , vendo-se quase obrigados a escolherem só amigos que tenham um número de telemóvel  91. Aconselho a escolheres uma tarifa que te dê para falares para todas as redes, pois no tempo de escola vais precisar de ligar muitas vezes aos teus colegas por causa do estudo/trabalhos de grupo, e nem todos os teus colegas têm a mesma rede. Se escolheres um plano de chamadas que dê para falar com todas as redes, acabarás por poupar dinheiro.

4. Compra sebentas/livros em 2º mão : Os manuais escolares são muito caros, assim como as sebentas, por isso se poderes compra-los em 2º mão, poupas imenso dinheiro. Podes comprar em sites online, ou então podes pedir a irmãos/ primos teus, ou ainda podes pedir a colegas mais velhos.

5. Controla as saídas/ festas: Há sempre uma festa muito fixe para ir ou um encontro de amigos para ir ( e as saídas aumentam com a idade, pois começamos a ter amigos da primária, do básico e do secundário, e tentamos sempre manter contacto com eles). E no meio de tantas saídas, é muito fácil perder a noção do dinheiro que gastamos. O ideal é controlares as saídas que fazes. Por exemplo, planeia ires a uma festa por mês e ires almoçar com os teus amigos de quinze em quinze dias.

Espero que estas dicas tenham ajudado e bom ano letivo a todos os alunos.

6 comentários:

  1. Dicas sempre muito úteis e que valem a pena seguir.
    É muito complicado pagar todas as despesas, principalmente quando falamos em Ensino Superior...
    Gostei muito, parabéns e beijinhos, minha querida.
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida :). É bem verdade, no Ensino Superior gasta-se muito dinheiro, e infelizmente muitos desistem por razões económicas...

      Eliminar
  2. 4. Compra sebentas/livros em 2º mão
    Não decidas imediatamente comprar o livro. Primeiro consulta-o na biblioteca e tenta perceber se irás tirar partido dele ou se apenas necessitas de consultar 10 páginas. Depois decide.
    Procura o livro em PDF.
    Com estas duas dicas podes evitar gastar em livros que nunca irás usar ou apenas uma pequena parte.

    6. Faz refeições regulares
    Evitas acumular fome e gastar dinheiro em refeições que satisfazem a gula.

    7. Telefona por telemóvel apenas se for importante.
    Tudo o que for pouco importante tenta enviar por mensagem ou e-mail. Tenta ser directa nas chamadas para evitar chamadas longas (e mais caras).

    8. Substitui, quando puderes, carne e peixe, por alimentos equivalentes
    São mais baratos, saudáveis e estão prontos a cozinhar, ao contrário da carne e peixe que terão de descongelar.

    9. Cuidado com os enlatados.
    Muitas vezes são caros e há alternativas mais baratas.

    10. Come sopa
    Alimenta, enche o estômago, evita que comas demasiado da outra comida e é barata.

    11. Faz comida a mais para outras refeições e separa em caixas.
    Mas não demasiada, pois podes não ter espaço para a guardar. Poupas tempo a cozinhar que pode ser usado para descansar, estudar ou outra coisa.

    12. Faz uma lista das coisas em que estimas gastar dinheiro no mês.
    Verifica o total e se está dentro das tuas capacidades. Dá uma margem para imprevistos.

    Bons estudos e muito mais que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por acrescentares itens à minha lista :). Os teus conselhos também irão ser úteis a muitos alunos.

      Eliminar
  3. Acho que a primeira é das mais importantes.

    ResponderEliminar