"". Life of Cherry: Porque devemos fazer pausas nos blogs (e como fazê-las). !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.7.15

Porque devemos fazer pausas nos blogs (e como fazê-las).


Há um mês atrás, antes de mudar o meu blog para a plataforma "blogger" (ou blogospot, como lhe prefiram chamar) fiz uma pausa de duas semanas no blog. Estava a sentir-me exausta, muito pressionada pela época de exames e decidi que o mais correto era fazer uma pausa do blog para me poder concentrar na minha vida e descansar.

Com o início das férias de Verão, muita gente aproveita para ir de férias para um destino de praia ou explorar um novo país. No meio disto tudo, o blog fica em segundo plano. Mas será que devemos fazer pausas no blog?


Na minha opinião, sim, devemos fazer.  Porém, não devem ser pausas demasiado longas : 1 a 2 semanas no máximo. Mais longas que isto, arriscámo-nos a perder leitores/seguidores.

Existem várias razões para tirarmos umas férias do nossso cantinho.  Sabes que precisas de fazer  uma pausa quando:

- Vais de férias com a família/amigos e não levas  computador/não vais ter acesso à internet.

-Precisas de fazer uma pausa da Internet.

-Precisas de estudar mais para os exames.

-Precisas de planear o nosso futuro.

-Precisas de passar mais tempo com a família.

-Precisasde nos focar em  ti do que  nos outros.

-Precisas de descansar e relaxar um pouco do stress acumulado ao longo do ano.

-Não estás a conseguir conciliar o trabalho/escola com o blog.


Agora vamos à parte mais importante que é como devemos fazer uma pausa no blog, sem perder seguidores. O melhor é planear esta mesma pausa:


1. Estabelece o período em que estás ausente: Não digas aos teus seguidores que vais ficar ausente durante uns dias, eles ficarão confusos, todos os dias a ir ao blog a ver se voltaste e começarão a ficar impacientes. Estabelece o período de tempo em que ficarás ausente. Mass certifiqua-te que voltas mesmo no dia que prometeste. Por exemplo, eu fiquei ausente do meu blog do dia 17 de Junho a 5 de Julho. Deste modo, os meus seguidores sabiam quando eu voltavam, foram à vidinha deles e, no dia 5, foram ao meu blog e já me encontraram outra vez.

2. Informa os teus seguidores do motivo da pausa: Não digas simplesmente que vais fazer uma pausa e ponto. Os teus seguidores vão achar que os estás a abandonar. Informa-os do motivo pelo qual vais fazer uma pausa no blog. De certeza que eles vão compreender.

3. Deixa posts agendados: confesso que não cumpri este ponto, porque a minha decisão de fazer uma pausa foi repentina e não  tive tempo de escrever posts. Mas se puderes planear a tua pausa, tem este ponto em atenção. Assim, os teus  seguidores sentirão menos a vossa falta.

4. Faz "guest posts": Convida os teus amigos ou mesmo bloggers a escreverem posts no blog durante a tua ausência.  Tal como no ponto anterior, é uma boa forma de manter os seguidores entretidos.

5. Não te sintas culpado/a e aproveita a pausa: Pensa que mereces uma pausa no blog e aproveita-a ao máximo, para poderes voltar com mais energia e com novos posts interessantes.


E vocês, concordam com as pausas nos blogs? Já fizeram alguma?

18 comentários:

  1. Não concordo com alguns dos pontos nem costumo cumprir a maior parte das coisas que mencionaste. Quando (seja por que motivo for) tenho que deixar o blog por uns tempos simplesmente deixo. O meu blog não é nada sem as pessoas que o visitam mas não o conseguiria ver como uma obrigação. Se tenho que me afastar ou se simplesmente não me apetece escrever, a pausa existe. Regresso quando puder/quiser e não sinto necessidade de estabelecer prazos ou dar justificações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vejo o meu blog como uma obrigação. Talvez o veja como um emprego em part-time, mas para já é sobretudo um hobbie. No entanto, tal como tu mencionaste, o meu blog também não é nada sem os meus leitores, por isso gosto de justificar as minhas pausas.

      O meu post é sobretudo uma opinião, não constitui nenhuma obrigatoriedade. Se gostas mais de fazer as pausas assim, acho muito bem que continues a fazê-las e ninguém te deve proibir disso. E certamente que os teus leitores também irão compreender isso :)

      Eliminar
  2. Até ao momento nunca fiz nenhuma longa pausa, pois não vou de férias nem nada que se associe. O blog é o meu hobby e até ao momento não o vou deixar. Quando precisar de tempo para mim, claro que faço uma pausa. Mas agora não penso nisso.

    Obrigada pelas dicas.

    Bjs
    Mafalda M.
    The Hipster Amiga
    Blog: http://thehipsteramiga.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, faz uma pausa só quando necessitares. Se por agora estás feliz e tens tempo para o blog, continua o teu bom trabalho :)
      De nada :)

      Eliminar
  3. Não sei se concordo muito com isso :x
    Acho que se não se sentirem bem a escrever no blog devem fazer uma pausa e voltar se assim o quiserem, mas não acho que seja "obrigatório" para todos. :x

    r: Obrigada e boa sorte para ti também :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que não nos devemos sentir culpadas se por acaso não pudermos estar todos os dias no blog ou se durante algum período mais atarefado não der mesmo para passar por aqui.
    As dicas que deste são muito boas, sobretudo agora no período de férias (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que não. Somos pessoas, não robós. Por isso é que considero as pausas importantes.
      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Nunca fiz pausas, mas concordo contigo :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz pausas programadas mas concordo!
    R: se vais para enfermagem vai por amor. prepara-te para o melhor e o pior. Queres ir para que faculdade?

    ResponderEliminar
  7. Eu penso que as pausas fazem parte e que devemos ver as pausas como algo normal. Devemos vir ao blogue quando nos apetece.

    ResponderEliminar
  8. Cherryamiga

    Cá está de novo o cota. O cremenoso volta sempre ao local do creme... Teoria bonita, muito bem elaborada e, como sempre, escrita que regala. Pões os pontos nos iiii. Nunca fiz pausas programadas (ganda mentira) excepto umas quantas... poucas mas boas...

    Quanto a posts programados = 0 (zero) Se me quiseres explicar okékeé lá na TRAVESSA agradeço-te internamente, ops, eternamente... :-)))))

    Qjs do alfacinha com ou sem pausas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) irei já ao seu blog responder à sua dúvida.

      Eliminar